Como armazenar couve-rábano

Como armazenar couve-rábano? Precisa ficar na geladeira ou pode ficar na temperatura ambiente? Será que posso congelar para durar mais tempo? Neste post explicamos como guardar couve-rábano para não estragar tão rápido.

A couve-rábado pertence à famílias das brássicas como couve-flor, repolho, brócolis, rabanete, nabo e outras. Sua variedade é Brassica oleracea var. gongylodes e também é conhecida como nabo-alemão, couve-nabo ou couve-naba.

Como armazenar couve-rábano

A couve-rábano não deve ficar na temperatura ambiente pois estragará mais rápido.

O ideal, assim que chegar do mercado ou da feira, é colocar a couve-rábano crua no saco plástico na gaveta de legumes da geladeira. Ela irá durar até cinco dias sem ficar ruim.

Se a couve-rábano estiver cozida não deixe por mais de duas horas na temperatura ambiente pois o risco de propagar bactérias é grande e pode ser perigoso. Coloque em pote plástico com tampa e leve para geladeira. A couve-rábano cozida irá durar até cinco dias na geladeira.

Pode congelar couve-rábaco?

Você pode congelar tanto a couve-rábano crua quanto a cozida.

Como armazenar couve-rábano
Como armazenar couve-rábano

Se estiver crua uma dica para manter o sabor é fazer branqueamento. Para isso lave, descasque e deixe inteira ou corte em cubos. Coloque na água fervente por 3 minutos se estiver inteira, ou um minuto e meio se estiver em cubos. Depois passe imediatamente para vasilha com água e gelo, deixe o mesmo tempo da fervura. Coloque no escorredor de macarrão para secar, passe papel toalha e coloque em saco de congelamento ou recipiente hermético.

No freezer a couve-rábano vai durar até um ano sem perder suas propriedades, desde que mantida na temperatura constante. Para comer você pode deixar na geladeira de um dia para o outro. Caso use algum descongelamento rápido ou deixe na temperatura ambiente, coma imediatamente e não volte para geladeira.

Se já estiver cozida é só colocar em recipiente hermético no freezer, irá durar o mesmo tempo.

Como saber que estragou?

Sempre verifique o aspecto e o cheiro do legume, notando algum cheiro estranho ou manchas ou mofo, não coma, descarte, o mofo pode ser perigoso para saúde.

Deixe um comentário