Como armazenar peras frescas

Como armazenar peras frescas se estiverem inteiras e se foram cortadas? Deve ficar sempre na geladeira ou pode ficar na temperatura ambiente? Pode congelar para durar mais? Neste post explicaremos as melhores formas de guardar a fruta pera para conservar por mais tempo.

Como armazenar peras frescas

As peras podem ser deixadas na temperatura ambiente em local seco até amadurecerem, normalmente levam de um a quatro dias para estarem completamente maduras.

Caso queira amadurecer mais rápido embrulhe bem no jornal e deixe.

Quando estiverem maduras pode colocar na geladeira embrulhadas no saco plástico para parar de amadurecer e não estragar rápido. Na geladeira as peras inteiras vão durar quase uma semana sem estragar, depois de estarem maduras.

Como armazenar peras frescas
Como armazenar peras frescas inteiras e cortadas

Se a pera estiver cortada ela deve ser guardada na geladeira em recipiente hermético. Peras cortadas duram até quatro dias na geladeira. Se quiser pingue algumas gotas de limão na parte cortada para não escurecer.

Pode congelar peras?

Você pode guardar as peras no freezer para durarem mais tempo, congeladas elas podem durar até um ano sem perder suas propriedades.

O recomendado é congelar as peras na calda, para isso corte em fatias removendo as sementes. Coloque na panela 500 g de açúcar com 1 litro de água, misture até dissolver e leve ao fogo até levantar fervura. Coloque as fatias e ferva por um a dois minutos. Depois passe no secador de macarrão e deixe esfriar, não descarte a calda. Coloque as peras e a calda no recipiente hermético, deixando um dedo de espaço, pois a calda vai expandir, leve ao freezer para congelar.

Como saber que as peras estragaram?

Sempre verifique aparência e odor da pera, notando algum cheiro de azedo ou manchas escuras, ou mofo, não coma, pois o mofo é perigoso para saúde.

Aproveite para conferir como selecionar e preparar frutas com segurança, para evitar contaminação por bactérias.

Deixe um comentário