Como armazenar farinha de mandioca? A farinha de mandioca (em inglês cassava flour) tem que ficar na temperatura ambiente como os outros tipos de farinha, ou pode ficar na geladeira? A seguir explicaremos as melhores formas de armazenamento da farinha de mandioca para ela durar mais tempo.
Como armazenar farinha de mandioca
A melhor maneira de armazenamento da farinha de mandioca é colocando dentro de recipiente hermético em local escuro, fresco e seco. Não deve ficar perto de fogão ou micro-ondas, pois aquecem. Também não pode ficar em local muito úmido, por isso é importante o recipiente hermético para evitar contato com o ar.
Na temperatura ambiente ela pode durar anos sem estragar, mesmo após aberta, desde que esteja bem selada.
Não há necessidade de guardar na geladeira, a não ser que onde você mora seja úmido demais, com muito mofo. A umidade pode estragar a farinha de mandioca. Quanto menos umidade maior será a crocância da farinha e menor será a possibilidade de aparecer micro-organismos.
Uma dica para espantar carunchos/gorgulhos do pote de farinha é colocar folha de louro dentro do pote vedado.
Pode congelar farinha de mandioca?
O congelamento da farinha de mandioca não é recomendado, mas você pode congelar farofa pronta colocando em recipiente hermético e colocando papel toalha entre e a tampa e a farofa.
No freezer a farofa vai durar uns três a quatro meses sem perder sabor. Descongele na geladeira de um dia para o outro, se descongelar em temperatura ambiente coma imediatamente pois é perigoso. Esquente na panela para remover a umidade que pode ficar devido ao congelamento, deixando ela sequinha novamente.
Como saber que está ruim para comer?
Sempre verifique o aspecto e cheiro, notando cheiro azedo que não é o normal ou notando algo estranho na textura ou pontos pretos descarte, pois pode ser mofo e mofo é perigoso para saúde.