Como armazenar aspargo cru e cozido

Como armazenar aspargo cru e cozido? E o aspargo que vem na conserva ou lata? Devem ficar na geladeira? Será que aspargos podem ser congelados? A seguir explicaremos as melhores formas de guardar aspargos para durarem mais tempo e não perderem o sabor.

Como armazenar aspargo

O tempo de durabilidade vai depender como você guardá-lo.

Se você comprou o aspargo fresco cru, deve mantê-lo sempre na geladeira, ele não pode ficar na temperatura ambiente senão estraga. Coloque com um papel toalha umedecido embaixo dos aspargos dentro de um saco plástico, sem fechar o saco por completo. Na geladeira ele vai durar até quatro dias.

Se o aspargo já estiver cozido, também deve ser mantido na geladeira. Coloque dentro do recipiente hermético. O aspargo cozido vai durar até cinco dias na geladeira.

Como armazenar aspargo cru e cozido
Como armazenar aspargo cru e cozido

Aspargos em conserva (em lata ou vidro) fechada devem ser mantidos na temperatura ambiente e nunca na geladeira. Eles podem durar até cinco anos sem estragar, verifique sempre se a lata não está enferrujada ou amassada, pois isso pode causar o apodrecimento do aspargo.

Aspargo em conserva aberta deve ser removido da lata ou do pote de vidro e colocado em um recipiente plástico na geladeira. Ele irá durar o mesmo tempo do cozido, até cinco dias na geladeira.

Pode congelar aspargo?

Sim, você pode congelar tanto o aspargo cru quanto o cozido, inclusive o aspargo em conserva.

No caso do aspargo cru é importante fazer o branqueamento. Corte o aspargo como quizer, depois passe na água fervendo por três minutos e imediatamente coloque na água gelada com gelo, para resfriar o mais rápido possível. Coloque para escorrer, se necessário passe papel toalha. Coloque em sacos de congelamento e leve ao freezer. O aspargo cru dura até 18 meses no freezer.

Você poderá usá-lo direto nos pratos cozidos, ou deixar na geladeira para descongelar de um dia para o outro. Caso use descongelamento no microondas ou outro descongelamento rápido, coma imediatamente.

O aspargo cozido deve ser colocado em recipiente hermético no freezer e irá durar até 12 meses sem estragar.

O aspargo em conserva congelado deve ser colocado em recipiente hermético, ele irá durar até dois meses no freezer, sem perder suas qualidades.

Para descongelar o aspargo cozido ou em conserva você pode colocar na geladeira, eles podem durar mais uns três dias após retirado do freezer, se não for removido da geladeira neste tempo.

Aspargos comprados congelados devem ser mantidos sempre no freezer até a hora que for comer. Eles irão durar até um ano sem perder suas propriedades.

Como saber que o aspargo estragou?

Sempre verifique o aspecto e o cheiro. Normalmente quando o aspargo estraga ele começa a escurecer ou perder a cor e ficar amolecido. Notando algum cheiro estranho, ou mofo, descarte imediatamente, o mofo é perigoso para sua saúde.

Se ocorrer queimadura causada pelo ar frio (gelo) do freezer, pode ser que a textura ou o sabor do alimento mude, neste caso o recomendado é cortar a parte queimada antes de preparar. Caso a queimadura esteja em quase todo aspargo, jogue fora, pois não terá o mesmo sabor.

Deixe um Comentário