Como guardar chuchu

Como guardar chuchu? Acabou comprando muito chuchu (Sechium edule) e queria saber a melhor maneira de armazená-lo para não estragar? Será que precisa ficar na geladeira? Neste post daremos algumas dicas de como armazenar chuchu para durar mais tempo sem apodrecer.

Como guardar chuchu

É importante não deixar o chuchu na temperatura ambiente, se você não quer que ele amadureça muito rápido e estrague.

O ideal é colocá-lo na geladeira em saco plástico para o ar frio não queimá-lo. Chuchu cru com casca irá durar até um mês na geladeira sem estragar.

Se o chuchu estiver cozido, coloque-o em recipiente hermético na geladeira, ele irá durar uns cinco dias sem perder suas propriedades.

Pode guardar chuchu no freezer? Congelar?

Você pode colocar o chuchu no freezer para congelar, mas antes de colocar é preciso fazer branqueamento.

Lave bem o chuchu, depois remova toda a casca e a semente, remova também a parte branca que fica em volta da semente. Corte como preferir. Coloque na água fervente por 2 minutos e depois passe direto para o pote com água e gelo. Passe para o escorredor para remover o excesso de água. Em seguida coloque no recipiente hermético e leve ao freezer imediatamente.

Como guardar chuchu
Como guardar chuchu corretamente?

No freezer o chuchu cru que sofreu branqueamento irá durar até oito meses sem ficar ruim.

Quanto tempo duram as sobras de comida

Se o chuchu já estiver cozido também poderá ser congelado em recipiente hermético. Ele vai durar o mesmo tempo do chuchu cru.

Use tirando do freezer e refogando, não deixe na temperatura ambiente para descongelar, pois poderá ficar com consistência estranha.

Como saber que o chuchu estragou?

Sempre verifique o aspecto e o cheiro, o chuchu costuma ficar meloso e sua cor muda de verde para amarelo, marrom. Notando algo estranho nem prove, principalmente se tiver mofo!

Deixe um comentário