Como armazenar farinha de cereais

Como armazenar farinha de cereais? Qual a melhor forma de guardar farinha de cereais, tem que ficar na temperatura ambiente? A seguir daremos mais detalhes sobre o armazenamento da farinha de cereais para que ela não estrague e não mofe.

Para quem não sabe a farinha de cereais é a mistura de vários cereais na mesma embalagem, pode conter sementes de girassol, gergelim, trigo, centeio e cevada, farinha de centeio, farinha de flocos de cevada, farinha de cevada maltada, farinha de trigo de grano mole e outros.

Como armazenar farinha de cereais

Todos os tipos de farinha ficam melhores se armazenados em recipiente hermético, para não deixar entrar umidade e mofo.

Você pode deixar tanto em temperatura ambiente quanto na geladeira. Mas o ideal é deixar na geladeira, pois na temperatura mais baixa e menos umidade, ela irá durar mais tempo, diminuindo a chance dela ficar rançosa. Este tipo de farinha contém germe da semente mas contém pouco óleo, assim que entra em contato com o ar, começa a oxidar correndo risco de ficar rançosa.

Colocando no recipiente hermético na geladeira ela pode durar até seis meses sem perder suas propriedades.

Como armazenar farinha de cereais
Como armazenar farinha de cereais?

Caso tenha colocado na geladeira, antes de comer tire um tempinho da geladeira para ela ficar na temperatura ambiente, pois ficará mais saborosa.

Pode congelar farinha de cereais?

Sim, você pode colocar este tipo de farinha no freezer para durar um pouco mais de tempo. Não vai aumentar tanto o tempo de armazenamento, mas diminui mais ainda a chance de ficar rançosa, pois diminui o processo de oxidação.

Se o freezer estiver muito cheio, deixe na geladeira mesmo, que o tempo de durabilidade é praticamente o mesmo do freezer. Ela irá durar seis meses ou mais.

Para usar tire do freezer apenas a quantidade que vai comer, deixe um tempinho em temperatura ambiente, ou use congelada mesmo em iogurtes ou outros alimentos.

Como saber que estragou?

Você vai saber se a farinha de cereais está boa ou não verificando o cheiro e o aspecto. Ao ficar rançosa começa a ter um cheiro de manteiga, o sabor também fica esquisito, notando algum cheiro estranho descarte.

Verifique mofo também, pois o mofo nos cereais é perigoso. Por isso é importante armazenar em recipiente hermético no local menos úmido da casa, como a geladeira ou o freezer.

Deixe um comentário