Como armazenar mel

Como armazenar mel? Precisa ficar na geladeira ou deve ser mantido na temperatura ambiente para não endurecer? Será que pode congelar? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar mel, para evitar que ele estrague de alguma forma.

Dicas para armazenar mel

O mel puro natural é um conservante natural devido à sua composição. Como é composto basicamente de açúcar, principalmente frutose e glucose, a chance de estragar é muito baixa, quando comparada com outros alimentos perecíveis como carnes, legumes, frutas, etc.

O açúcar funciona como um protetor contra bactérias, leveduras e outros microorganismos, que causam a deterioração do alimento. Além disso, ele também possui baixo teor de água (se for mesmo o natural) e pH ácido, inibindo mais ainda o crescimento de microorganismos.

Como armazenar mel
Dicas para armazenar mel

Portanto, a durabilidade do mel é indefinida, mas o recomendado é 2 anos na temperatura ambiente. É preciso armazenar o mel na temperatura ambiente, local seco e fresco, longe de fontes de calor e da luz do sol, em recipiente bem vedado! Quanto menos contato com o ar, melhor.

É importante lembrar que é normal o mel puro cristalizar/endurecer com o tempo, não quer dizer que ele estragou. Basta colocar no banho-maria que ele volta para sua consistência normal. Se o mel não cristalizar pode seri indício de que o mel está adulterado com água ou alguma outra coisa.

Guardar o mel na geladeira não é recomendado, pois isso acelera o processo de cristalização e poderá deixar o produto endurecido dentro do recipiente.

Pode guardar mel no freezer?

Normalmente o congelamento do mel não é necessário, pois sua durabilidade é alta na temperatura ambiente. Algumas pessoas guardam o mel no freezer para prevenir contra cristalização. Devido à sua baixa concentração de água, ele não irá congelar como gelo, mas sim ficará mais grosso e viscoso.

Se desejar fazer isso, coloque em recipiente hermético no freezer, deixando um espaço para a tampa, pois irá expandir no recipiente! Senão pode explodir o pote. Quando quiser utilizar, tire do freezer e deixe na temperatura ambiente por um tempinho.

Como saber que o mel estragou?

Como falamos no início do post, o mel não costuma estragar, o que pode ocorrer é ele cristalizar/endurecer com o tempo, neste caso basta colocar e banho-maria para voltar à sua consistência normal. Sua coloração também pode ficar alterada com o tempo, ele costuma escurecer um pouco, mas se foi mantido nas condições corretas, não quer dizer que estragou.

Tenha cuidado com mofo ou corpos estranhos que apareçam no mel, principalmente se ele estiver muito tempo guardado. Notando mofo não arrisque comer, pode ser perigoso para sua saúde. Se sentir cheiro forte estranho ou gosto ácido/azedo, também evite comer, pois pode estar estragando.

Deixe um comentário