Como armazenar extrato de amêndoas

Como armazenar extrato de amêndoas? Pode ficar na temperatura ambiente ou precisa ficar na refrigeração? É possível guardar no freezer? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar extrato de amêndoas, para evitar estragar seu extrato e perder sabor.

Dicas para armazenar extrato de amêndoas

O extrato de amêndoas é como o extrato de anis, deve ser mantido o tempo todo na temperatura ambiente, local seco e fresco. Longe da luz do sol ou de alguma fonte de calor. É importante ficar longe da luz do sol, ela causa deterioração do produto.

Na temperatura ambiente, o extrato de amêndoas durará por uns três anos sem perder suas propriedades. Mas é importante manter o recipiente do extrato muito bem vedado, qualquer contato com o ar, causa oxidação do produto devido ao oxigênio. Se quiser coloque o potinho de extrato dentro de um recipiente hermético.

Nunca guarde extrato de amêndoa na geladeira, pois ao tirar para utilizar vai ocorrer alteração na temperatura, causando condensação na parede interna do recipiente, aparecendo gotinhas. Essas gotinhas se misturam com o extrato, estragando o produto.

Como armazenar extrato de amêndoas
Dicas para armazenar extrato de amêndoas

Pode guardar no freezer?

Não é recomendado guardar o extrato de amêndoas no freezer, devido ao mesmo problema da geladeira. A alteração de temperatura, poderá causar mistura de água no extrato.

Como saber que o extrato de amêndoas estragou?

Normalmente o extrato de amêndoas não estraga, o que acontece é que ele perde sabor com o tempo. Você pode verificar um pouco na palma da mão, para sentir o aroma e sabor. Se não sentir nada, não vai mais passar sabor para os pratos. Mas se você notar algum cheiro esquisito, sabor esquisito ou até algum corpo estranho no extrato, descarte, pois pode ser perigoso para sua saúde!

Deixe um comentário