Como armazenar curry

Como armazenar curry em pó? Pode ficar na temperatura ambiente ou devo guardar o curry na geladeira? Será que pode congelar tempero curry? Neste post explicamos como guardar tempero curry desidratado, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar curry

A maneira de armazenar o curry em pó desidratado, é o mesmo dos outros temperos desidratados. Você deve manter sempre na temperatura ambiente, local seco e fresco, longe da luz do sol.

Após aberto é muito importante guardar em recipiente hermético, ou algum pote que fique bem vedado. Pois o contato com o ar, faz perder suas propriedades mais rapidamente. Na temperatura ambiente ele pode durar uns três anos sem estragar sem perder suas propriedades. Mas é importante ficar em local seco e bem vedado, para evitar mofo.

Após o tempo especificado aqui, não quer dizer que o tempero estragou, mas ele já perde suas propriedades, não deixando a comida saborosa, como se estivesse fresquinho.

Não é recomendado guardar estes tipos de temperos na geladeira, uma vez que ao tirar para utilizar, pode ocorrer condensação devido à mudança de temperatura, vai acabar criando água e estragando o tempero.

Como armazenar curry
Dicas para armazenar curry

Pode guardar curry no freezer?

O freezer é o mesmo problema da geladeira, ao tirar para utilizar, pode criar umidade dentro do pacote, estragando todo seu curry em pó. Portanto, evite guardar no freezer, pois sua durabilidade já é alta na temperatura ambiente.

Como saber que estragou?

O curry em pó normalmente não estraga, o que acontece é que ele perde sua potência e não vai dar tanto aroma nos seus pratos. Você pode testar antes de usar, colocando um pouco na mão e esfregando. Sinta o sabor e o cheiro, se estiver muito fraco, descarte. Mas atenção! Se reparar mofo no curry, descarte, não esfregue na mão e nem coloque na boca. O mofo pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário