Como armazenar farinha de milho ou fubá

Como armazenar farinha de milho ou fubá? Pode ficar na temperatura ambiente, dura por quanto tempo? Pode guardar na geladeira? Neste post trazemos algumas informações sobre como guardar farinha de milho ou fubá, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar farinha de milho ou fubá

A farinha de milho e o fubá são praticamente a mesma coisa, a diferença entre elas é no tipo de moagem dos grãos de milho:

  • Moagem seca do milho degerminado (refinado)
    • Fubá ou farinha de milho média – grãos com até 0,2 mm de diâmetro.
    • Fubá mimoso ou farinha de milho fina – grãos menores que 0,2 mm de diâmetro.
    • Sêmola ou semolina de milho – grãos podem ter até 0,6 mm de diâmetro.
    • Farinha de milho branco – moagem de milho branco, sem especificação de diâmetro.
  • Farinha de milho integral – não passa por refinamento, normalmente feita de forma artesanal por moagem seca.
  • Biju ou farinha de milho flocada – preparada por moagem úmida e posteriormente passa por processo de secagem ou torra.

As farinhas de milho podem durar até 12 meses na temperatura ambiente, local seco e fresco. Se já estiver aberta, é importante colocar dentro de recipiente hermético. Quanto menos contato com o ar melhor. É possível aumentar um pouco a durabilidade, colocando o recipiente hermético na geladeira. Elas podem durar quase 18 meses na geladeira sem ficar ruim.

Como armazenar farinha de milho ou fubá
Dicas para armazenar farinha de milho ou fubá

É importante destacar que a farinha de milho integral estraga mais rápido, podendo ficar rançosa devido à presença de óleo de milho. A farinha integral também pode ser mantida na temperatura ambiente, mas sua durabilidade é de um mês (30 dias). Caso esteja aberta, guarde em recipiente hermético. Se guardar na geladeira ela pode durar uns três meses sem estragar.

Lembrando que após estes tempos de validade, não quer dizer que estragou, mas já começa a perder suas propriedades naturais, modificação da textura, cor e sabor.

Pode guardar a farinha de milho no freezer?

Caso queira aumentar o tempo de conservação da farinha de milho, você pode guardá-las em recipiente hermético no freezer.

As farinhas de milho podem durar até dois anos no freezer sem estragar. Já a farinha de milho integral dura quase seis meses no freezer. Para utilizar retire o que deseja, e retorne o recipiente imediatamente para o freezer, para evitar condensação dentro do recipiente.

Como saber que está estragada?

Sempre verifique a aparência e o cheiro da farinha de milho. Normalmente quando estraga ela desenvolve cheiro ruim, pode ficar rançosa ou com corpos estranhos, insetos e até mofo. Notando algo errado, não arrisque comer, descarte.

Deixe um comentário