Como armazenar feijão-de-lima

Como armazenar feijão-de-lima? Precisa ficar na geladeira ou posso deixar na temperatura ambiente, como o feijão-preto? Será que pode congelar para durar mais tempo? Neste post trazemos algumas dicas de como guardar feijão-de-lima, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar feijão-de-lima

O feijão-de-lima enquanto estiver cru, seco, é o mesmo do feijão-preto, manteiga ou outros, pode ficar na temperatura ambiente, local seco, escuro e fresco. Se o saco deo feijão cru já foi aberto, guarde dentro de recipiente hermético bem fechado, para não correr risco de aparecer insetos.

Na temperatura ambiente, o feijão-de-lima cru pode durar de dois a três anos sem estragar. Não quer dizer que tenha estragado após este tempo, mas já começa a perder suas propriedades.

Como armazenar feijão-de-lima
Dicas para armazenar feijão-de-lima

O feijão-de-lima cozido deve ser guardado sob refrigeração na geladeira, pois estraga rapidamente na temperatura ambiente. Nunca deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente, pois o risco de propagar bactérias nocivas é grande. Se onde você mora for mais do que 32ºC, não deixe mais do que uma hora.

Na geladeira o feijão-de-lima cozido vai durar uns cinco dias sem azedar. Deve ser guardado dentro de recipiente hermético.

Pode congelar feijão-de-lima?

Você pode congelar o feijão-de-lima cozido, para conservar por mais tempo.

Coloque dentro de recipiente hermético no freezer, separado em porções que for comer, para não descongelar tudo e não comer. No freezer o feijão-de-lima cozido vai durar uns seis meses sem estragar.

Para preparar, tire do freezer e deixe na geladeira de um dia para o outro. Ele pode durar mais uns três dias na geladeira, se não for removido da temperatura. Caso utilize algum descongelamento rápido, coma imediatamente.

Como saber que estragou?

O feijão-de-lima cru não costuma estragar de ficar podre, o que ocorre é que ele fica com a semente desidratada, pode aparecer insetos ou mofo, com o tempo. Notando algo errado, não coma, descarte.

Se o feijão-de-lima estiver cozido, pode ficar com cheiro de azedo, coloração esquisita ou sabor estranho. Se notar alguma coisa errada, não arrisque comer, descarte, pois pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário