Como armazenar chirimoia, cherimoia

Como armazenar chirimoia? Comprou a fruta chirimoia (também conhecida como cherimóia, anona, nona) e não sabe como guardar? Será que ela precisa ficar refrigerada? Pode congelar para durar mais tempo? Explicaremos neste post como guardar chirimoia para durar mais tempo.

Como armazenar chirimoia

O tempo que a chirimoia vai durar vai depender de como você decidir guardá-la.

Sempre deixe a chirimoia em temperatura ambiente até ficar completamente madura. Você irá saber que ela está madura quando fica com aspecto verde-amarelado claro com manchas escuras (se estiver muito escura é porque já está estragando), não é muito fácil de verificar. Aperte-a delicadamente na palma da mão, ela costuma ficar mais macia quando madura, como uma manga. Leva uns cinco dias para ficar completamente madura.

Depois que estiver madura tem que ser mantida o tempo todo na geladeira, senão vai estragar muito rápido. Deixe dentro de saco plástico para não queimar com o ar frio. Na geladeira ela vai durar mais uns dois dias sem ficar ruim.

Como armazenar chirimoia, cherimoia
Como armazenar chirimoia, cherimoia

Pode congelar chirimoia?

A melhor maneira de conservar a chirimoia é congelando. Remova as sementes e a casca, coloque somente a polpa em recipiente hermético e leve ao freezer. Quem quiser pode colocar em cubos de gelo para ficar mais fácil de tirar depois. Pingar algumas gotas de limão pode ajudar a evitar o escurecimento da polpa no congelamento.

Para comer pode tirar direto do congelador e comer como sorvete. Se quiser descongelar deixe na geladeira de um dia para o outro, sua consistência pode ficar um pouquinho diferente.

Como saber que a cherimoia estragou?

Você poderá saber quando está apodrecendo pelo aspecto e cheiro, ela vai escurecendo conforme estraga. Notando algo errado ou cheiro esquisito, nem prove, jogue fora. A cor natural da chirimoia é como a da fruta do conde, polpa branca com sementes maiores.

Deixe um Comentário