Como armazenar tâmaras secas e frescas

Como armazenar tâmaras secas e frescas? Qual a melhor forma de conservar as tâmaras para durarem mais tempo? Será que pode congelar a fruta tamara fresca? Veja agora como guardar a tâmara se ela estiver fresca e como guardá-la desidratada.

Como armazenar tâmaras

O tempo que a tâmara vai durar vai depender de como você escolher guardá-la.

As tâmaras são mais consumidas pela população. Estes tipos de tâmaras devem ser guardados sempre em recipiente hermético com tampa de vedação na geladeira. Ela não pode ficar em contato com a luz do sol e ar, pois causa sua oxidação.

Na geladeira as tâmaras vão durar até um ano sem perder sabor.

Elas podem ficar com uma pequena camada branca na superfície, causada pelo açúcar, não quer dizer que ela estará ruim. É possível limpar passando papel toalha umedecido em volta, caso não queira servir com esta camada de açúcar.

A tâmara fresca é bem difícil de encontrar, mas mesmo assim é bom saber como guardá-la. Ela também deve ficar dentro de recipiente hermético na geladeira. É importante ficar no recipiente fechado pois ela absorve o sabor de outras comidas. Na geladeira ela vai durar de seis a doze meses sem estragar.

As tâmaras secas ou frescas podem até ficar em temperatura ambiente em local fresco e seco, dentro de recipiente hermético, mas vão durar apenas um ou no máximo dois meses. Estragam bem mais rápido, portanto não é recomendado!

Pode congelar tâmaras?

Você pode congelar tanto a tâmara fresca quanto a tâmara seca (desidratada). Sendo que a seca fica melhor ainda devido à quantidade de açúcar presente.

Como armazenar tâmaras secas e frescas
Como armazenar tâmaras corretamente?

Nos dois casos deve-se colocar em recipiente hermético ou saco de congelamento no freezer. A tâmara fresca pode durar um ano ou mais no freezer. Já a tâmara seca pode durar até cinco anos no freezer.

Para descongelar deixe na geladeira de um dia para o outro. Caso use descongelamento rápido no microondas ou algum outro tipo, coma imediatamente pois pode dar bactérias.

Como saber se a tâmara está estragada?

É importante lembrar que a tâmara fica com uma camada fina branca em volta por causa do açúcar, é normal. Se deixá-la em temperatura ambiente ou colocar alguns segundo no microondas ela deve voltar ao normal.

Mas se a tâmara mudar de cor ou estiver com mofo, não coma! Ela também pode ficar com cheiro ruim ou de podre. Notando algo estranho ou sabor ruim, não arrisque.

Deixe um Comentário