Como armazenar arroz

Como armazenar arroz? Pode ficar na temperatura ambiente por quanto tempo? Precisa refrigeração da geladeira? Será que posso congelar? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar vários tipos de arroz, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar arroz

Arroz é um cereal, e como todo cereal, pode ser guardado na temperatura ambiente enquanto estiver cru. Não importa se o arroz é arroz branco, arroz selvagem, arroz Jasmine, arroz basmati, arroz integral ou algum outro. Todos eles podem ser guardados na temperatura ambiente, local fresco e seco, longe da luz do sol.

Após aberto deve ser colocado dentro de recipiente hermético, para evitar contato com o ar. Esses tipos de arroz cru poderão durar indefinidamente na temperatura ambiente. É preciso ter cuidado com insetos e mofo, que podem aparecer nos grãos. Mas o arroz não costuma estragar quando cru.

Mas atenção! O arroz integral é o único que tem durabilidade menor enquanto estiver cru, normalmente durar uns quatro a seis meses na temperatura ambiente. Isso acontece por causa da alta quantidade de óleo no grão integral, que pode deixá-lo rançoso rapidamente.

Como armazenar arroz branco, selvagem, basmati, jasmine, integral
Dicas para armazenar arroz

Quem quiser proteger os grãos de arroz de insetos ou de poeira, pode armazenar o arroz na geladeira mesmo quando cru. Coloque o arroz cru (branco, selvagem, Jasmine, Basmati ou integral) dentro de recipiente hermético na geladeira. Eles irão durar indefinidamente, com exceção do arroz integral que pode durar quase um ano.

No caso do arroz cozido, branco, selvagem, Jasmine, Basmati ou integral, devem ser colocados dentro de recipiente hermético na geladeira. Eles irão durar de quatro a seis dias na geladeira, sem azedar.

Nunca deixe o arroz cozido mais do que duras horas na temperatura ambiente. Se onde você mora for mais do que 32ºC, evite deixar mais do que uma hora. O risco de propagar bactérias nocivas é grande.

Pode congelar arroz?

O arroz pode ser armazenado no freezer quando estiver cru ou cozido.

Quando está cru, o armazenamento no freezer, pode proteger contra insetos e outros contaminantes. Para guardar o arroz cru no freezer coloque dentro de recipiente hermético. Ele poderá durar indefinidamente no freezer. Apenas o arroz integral cru que tem uma durabilidade definida, de um ano a um ano meio no freezer.

O arroz cozido também pode ser congelado no freezer, dentro de recipiente hermético. Eles poderão durar uns seis meses no freezer, sem perder suas propriedades.

Como saber se o arroz estragou?

Sempre verifique o cheiro, sabor e aparência do arroz. Se estiver cru podem aparecer insetos, sujeira ou até mofo. Notando algo errado não utilize, descarte, pois pode ser perigoso para sua saúde.

Quando está cozido, o mais comum é ficar com cheiro de azedo e mudar sua cor natural. Se achar que está diferente de quando preparou, evite comer, para não ter intoxicação alimentar.

Deixe um comentário