Como armazenar pimenta Tabasco e outros molhos

Como armazenar pimenta Tabasco e outros molhos de pimenta? Precisa ficar refrigerado na geladeira ou posso deixar na temperatura ambiente? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar molhos de pimenta, para evitar que estraguem muito rápido.

Dicas para armazenar pimenta Tabasco e outros molhos

Molhos de pimenta tipo Tabasco costumam durar alguns anos sem estragar.

Se o molho de pimenta estiver vedado, você poderá deixá-lo na temperatura ambiente, local seco e escuro. Normalmente Tabasco e outros molhos de pimenta podem durar de quatro a cinco anos na temperatura ambiente, se mantidos nas condições corretas.

Mas atenção! Tem algumas variações que possuem durabilidade menor, mesmo fechada. Por exemplo, a Tabasco Jalapeño. Isso acontece pois elas não são feitas somente com vinagre, pimenta e sal, como é a versão padrão do molho de pimenta vermelha Tabasco.

Nestes casos é importante verificar o rótulo do produto, para ter uma idéia do tempo que o fabricante recomenda. Às vezes mesmo após a validade, ele não estará estragado, mas já perde sua qualidade, muda o sabor e potência.

Dicas para armazenar pimenta Tabasco e outros molhos
Dicas para armazenar pimenta Tabasco e outros molhos

O molho de pimenta aberto ou Tabasco aberto poderá ser mantido na temperatura ambiente (local seco e escuro) ou guardado na geladeira. Mas é importante destacar que se você guardar na geladeira, sua durabilidade é muito maior, pois continua sendo a validade informada no rótulo (normalmente uns quatro a cinco anos).

O molho de pimenta aberto na temperatura ambiente, vai durar uns seis meses sem perder suas propriedades. Se for guardado na geladeira, irá durar os quatro a cinco anos, conforme indicado no rótulo.

Como saber que o molho de pimenta estragou?

Sempre verifique a aparência do molho e o cheiro. Normalmente quando o molho de pimenta estraga, pode desenvolver cheiro desagradável, diferente do original. Também pode aparecer mofo, portanto tenha cuidado com manchas escuras e corpos estranhos. Notando algo errado descarte, não arrisque comer.

Deixe um comentário