Como armazenar nêspera

Como armazenar nêspera? A Eriobotrya japonica, mais conhecida como nespereira, é a árvore que dá a fruta nêspera, também conhecida como ameixa-amarela. Essa fruta precisa ficar refrigerada na geladeira ou pode ficar na temperatura ambiente? Será que pode ser congelada se estiver muito madura? A seguir explicamos algumas maneiras de você guardar a nespera para evitar que estrague rápido demais.

Dicas para armazenar nêspera

Dê preferência pelas nêsperas brilhantes, amarelas quase laranja, macias e firmes. Não é recomendado comer a semente, somente a polpa. Se você comprou e elas estiverem muito amarela, você pode deixar um pouco na temperatura ambiente para que elas amadureçam.

A fruta pode ficar na temperatura ambiente por até sete dias, uma semana, sem apodrecer. Desde que fique em local fresco, longe da luz do sol. Depois desse tempo já começa a apodrecer.

Se onde você mora for muito quente, pode ser que ela dure menos tempo do que o esperado.

Quem preferir pode guardar a nêspera dentro de pote com tampa na geladeira. Fazendo isso a fruta irá durar uns 20 dias sem estragar.

Pode congelar nêspera?

Você pode congelar a nêspera, ela deve ser congelada quando estiver bem madura, amarela para laranja. Nunca congele elas verde, senão ficará com gosto ruim! Você pode utilizar as nêsperas congeladas para fazer doces e geléias.

Tem duas maneiras de congelar, uma é as frutas ao natural e a outra como purê com açúcar.

Para congelar somente a fruta pura sem açúcar, remova a nêspera dos galhos, coloque dentro de secador de macarrão, coloque embaixo da torneira e lave bem. Depois deixe escorrer e passe para cima de um pano seco. Remova a semente de todas elas. Depois enxague mais uma vez e escorra.

Como armazenar nêspera
Dicas para armazenar nêspera

Passe as nêsperas para um saco de congelamento tipo ziploc, remova o máximo de ar e leve ao freezer. Elas vão durar até um ano no freezer sem perder suas propriedades.

Quem vai utilizar em doces pode congelar a nêspera como purê com açúcar e limão. Para isso coloque na panela a fruta até ficar macia com um pouquinho de água. Esprema, acrescente açúcar e suco de limão a gosto. Leve ao fogo até ferver. Deixe esfriar, coloque em recipiente hermético deixando espaço de 2,5 cm para a tampa. Feche e leve ao freezer.

Como saber que estragou?

Sempre verifique o aspecto e cheiro da fruta. A nêspera quando vai estragando ela fica marrom, molenga e pode ficar com cheiro azedo. Notando algo errado nem prove, descarte. Principalmente em caso de mofo, que é perigoso para saúde.

Deixe um comentário