Como armazenar vieiras

Como armazenar vieiras frescas ou compradas congeladas? Precisa ficar na geladeira? Pode congelar ela crua e cozida? A seguir explicamos as maneiras de você guardar vieiras para evitar que estrague muito rápido.

Maneiras de armazenar vieiras

As vieiras cruas devem ser mantidas refrigeradas o tempo todo, pois é um alimento perecível e pode propagar bactérias nocivas rapidamente. Coloque no pacote original na geladeira, só abra no momento que for preparar. As vieiras cruas vão durar 48 horas na geladeira.

Se deixar as vieiras cruas na temperatura ambiente por mais de duas horas, não é recomendado comê-las, pois este é o tempo para as bactérias crescerem na carne.

No caso da vieira já cozida, também deve ficar na geladeira dentro de recipiente hermético. A vieira cozida vai durar até quatro dias na geladeira.

Pode congelar vieiras?

Você pode congelar as vieiras cruas e as cozidas, caso decida não comer tudo.

Se o pacote ainda estiver fechado, não abra e embale-o bem no saco de congelamento, para não permitir que nenhum ar frio do freezer cause queimaduras na carne. Se já abriu coloque as vieiras cruas bem embaladas em recipiente hermético. A vieira crua dura de três a seis meses no freezer.

Como armazenar vieiras
Maneiras de armazenar vieiras

No caso das vieiras cozidas, devem ser colocadas em recipiente hermético no freezer. A vieira cozida dura uns três meses no freezer sem ficar ruim.

Descongele a vieira crua ou cozida na geladeira de um dia para o outro. As vieiras cruas vão duas até 48 horas na geladeira, desde que não seja removida da temperatura. No caso das vieiras cozidas podem durar até quatro dias se não for removida da geladeira. Se utilizar descongelamento rápido, coma imediatamente.

Se as vieiras foram compradas congeladas, elas devem ser mantidas no freezer até o momento que for preparar. Normalmente este tipo de vieira dura mais do que a fresca, até um ano no freezer.

Como saber que estragou?

Sempre verifique o cheiro e o aspecto das vieiras, notando que ela está com cheiro de azedo, gosmenta, pegajosa, ou alguma cor estranha, não coma de jeito nenhum. Descarte pois pode ser perigoso para sua saúde.

Pode ocorrer queimadura causada pelo frio, isso não quer dizer que a carne estará ruim, mas a parte queimada fica com gosto e textura estranhos.

Deixe um comentário