Como armazenar ostras frescas

Como armazenar ostras frescas vivas, fechadas e abertas, e quando estiverem cozidas? Precisa ficar refrigerada? Será que pode congelar para durar mais tempo? A seguir explicamos algumas maneiras de guardar ostras, para evitar que estrague rápido demais.

Maneiras para armazenar ostras

A ostra é um alimento perecíve, não deve nunca ficar mais do que duas horas em temperatura ambiente, pois o risco de propagar bactérias é grande. Caso onde você mora seja mais do que 32°C, não deixe mais do que uma hora fora da geladeira.

Ostras frescas vivas na concha fechada devem ser mantidas na geladeira, dentro de uma bacia sem tampa com panos ou papéis toalha umedecidos por cima. Na geladeira elas irão durar até 48 horas sem ficarem ruim, desde que não ocorra mudança nessa temperatura. Mantenha a ostra viva até o momento de fazer.

Como armazenar ostras frescas
Maneiras para armazenar ostras

No caso das ostras frescas abertas, também devem ser mantidas na geladeira em reicpiente com tampa. Elas poderão durar até 48 horas. Mas cuidado, pois a ostra pode morrer após aberta.

Se as ostras já foram cozidas irão durar um pouquinho mais na geladeira, até quatro dias. Guarde em recipiente hermético.

Pode congelar ostras?

Você pode congelar tanto a ostra fresca crua quanto a cozida.

Coloque as ostras frescas fechadas na concha dentro de saco de congelamento tipo ziploc, e leve ao freezer. Elas poderão durar até três meses. Tire somente quando for preparar e comer, não deixe na geladeira!

Se as ostras estiverem frescas abertas, devem ser congeladas junto do líquido de dentro da concha, em um recipiente hermético. Elas poderão durar até quatro meses.

No caso da ostra cozida deve ser colocada em recipiente hermético no freezer. Ela pode durar até três meses.

Mas lembre-se que o congelamento modifica a textura e sabor da ostra cozida, ela ficará melhor para ser utilizada em pratos quentes.

Como saber que estragou?

Se as ostras morreram é muito perigoso comê-las cruas, pois podem causar infecção alimentar grave devido às bactérias que se propagam nelas. Quando elas morrem elas param de se mexer, descarte e não prove!

Se estiverem cozidas, poderão ficar com cheiro ruim forte e aparência estranha, gosmenta, notando algo errado não prove de jeito nenhum, frutos do mar estragados são muito perigosos.

Deixe um comentário