Como armazenar figo-da-índia

Como armazenar figo-da-índia? Será que tem que ficar na temperatura ambiente ou deve ser mantido na geladeira? Pode congelar figo-da-índia para durar mais tempo? A seguir explicaremos as melhores formas de guardar esta fruta para não estragar.

O figo-da-índia é o fruto da Opuntia ficus-indica, um cacto popularmente conhecido como opúncia. O fruto também é chamado de tabaibo, figo-do-diabo, figo-palmeira ou tuna.

Como armazenar figo-da-índia

Escolha a fruta que estiver firme e sem manchas, com uma cor de amarela a vermelha.

Se o figo-da-índia estiver fechado você poderá deixá-lo na temperatura ambiente até estar completamente maduro. Leva de dois a cinco dias para amadurecer por completo.

Como armazenar figo-da-índia
Como armazenar figo-da-índia

Depois que estiverem maduros coloque em saco plástico e deixe na geladeira, ele irá durar mais um a três dias. Só lave na hora de comer, não lave antes de colocar na geladeira.

Pode congelar figo-da-índia?

O figo-da-índia pode ser congelado no freezer, descasque, corte em pedaços e coloque em recipiente hermético no freezer.

No freezer o figo-da-índia irá durar até um ano sem perder suas propriedades. Pode usar congelado mesmo em sucos ou colocar na geladeira de um dia para o outro para descongelar.

Como saber que estragou?

Sempre verifique o cheiro e o aspecto, notando algum cheiro forte, de azedo ou cheiro estranho, ou alguma mancha ou mofo, não coma, descarte. Principalmente em caso de mofo pois pode ser perigoso para saúde.