Como armazenar romã fresca e suco

Como armazenar romã fresca e suco? Será que elas podem ficar em temperatura ambiente ou devem ficar na geladeira? Pode congelar? A seguir explicaremos as melhores formas de guardar a fruta romã para durar mais tempo.

Como armazenar romã fresca e suco

Quando a romã está madura a pele exernta fica macia e pode ser arranhada se fizer uma pressão de leve. Seu formato também muda, fica levemente achatada nas laterais. As sementes quando atingem o teor máximo de suco, pressionam contra a parede externa e fazem com que os lados da fruta se achatem. Ela também fica mais vermelho escuro. Após a colheita ela pára de amadurecer, mas desenvolve sabor no armazenamento. No mercado compre a fruta que seja pesada para seu tamanho, com pele firme, brilhante e intacta.

A romã pode ficar na temperatura ambiente, local fesco e seco, ela não estraga tão rápido. Na temperatura ambiente ela pode durar de uma a duas semanas sem apodrecer.

Cmo armazenar romã fresca e suco
Cmo armazenar romã fresca e suco

Caso ela já esteja muito madura o ideal é guardar na geladeira dentro de saco plástico. Na geladeira a romã inteira fechada vai durar de um a dois meses sem estragar. Se for as sementes soltas, coloque em um pote, as sementes vão durar uns cinco dias na geladeira.

Se você fez suco de romã, ele deve ser armazenado na geladeira e vai durar uns cinco dias sem ficar ruim.

Pode congelar romã?

Você pode congelar tanto as sementes da romã quanto o suco, isso irá fazer eles durarem mais tempo. No caso do suco o mais recomendado é o congelamento pois mantém seu sabor e cor.

Para congelar as sementes da romã espalhe-as em uma única camada dentro de uma forma com papel manteiga. Quando congelar, depois de 2 horas, transfira para um saco de congelamento e volte ao freezer.

Para congelar o suco é só colocar no recipiente deixando um dedo de espaço entre o pote e a tampa, pois ele irá expandir.

Tanto as sementes quanto o suco da romã vão durar até um ano no freezer sem estragar. Para descongelar deixe na geladeira ou use congelado mesmo.

Como saber que estragou?

Verifique sempre o aspecto e aroma, notando parte molengas, algum cheiro estranho, manchas escuras ou mofo não coma, pois mofo é perigoso para saúde, descarte.

2 comentários em “Como armazenar romã fresca e suco”

Deixe um comentário