Como armazenar ketchup

Como armazenar ketchup comprado pronto? Pode ficar na temperatura ambiente por quanto tempo? Será que posso congelar se não utilizar até o final e não pretenda comer? Neste post explicamos algumas maneiras de guardar catchup para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar ketchup

O ketchup comprado pronto, se estiver fechado, pode ficar na temperatura ambiente, local fresco, escuro e seco, como costuma ser a despesa da casa.

Na temperatura ambiente o ketchup fechado vai durar uns 15 meses sem ficar ruim. Algumas marcas duram um pouco menos, uns 12 meses fechado. Após este tempo não quer dizer que ele estará estragado, mas vai ter mudanças na coloração, sabor e textura.

Se o pote de ketchup já foi aberto ele pode até ficar na temperatura ambiente, mas vai durar apenas 1 mês.

Como armazenar ketchup
Dicas para armazenar ketchup

Para que não estrague tão rápido o ideal é guardar o pote na geladeira. Mesmo após aberto ele pode durar uns nove meses na geladeira sem ficar ruim. Mantenha na embalagem original tampada na geladeira, para evitar mofo. Lembrando que esse tempo de durabilidade é válido se o kecthup ficar refrigerado e não houver mudança na temperatura de armazenamento.

Normalmente o fabricante dá um tempo de validade de um mês ou dois meses após aberto, pois esse é o tempo em que o ketchup estará na sua melhor qualidade. Após este tempo ele já começa a perder sabor, textura e mudança de cor. Não quer dizer que estará estragado, mas tenha cuidado com mofo!!

Pode congelar ketchup?

Sim, você pode congelar ketchup, mas como a durabilidade dele é longa na temperatura ambiente, normalmente não é necessário congelar.

Se você acha que não vai comer tão cedo o ketchup, você pode passar o conteúdo para uma forma de gelo vazia e levar ao freezer. Depois que congelar, tire da forma de gelo e coloque em saco de congelamento tipo ziploc ou um recipiente hermético, volte ao freezer. Assim fica melhor para você tirar as porções apenas que for utilizar.

Para descongelar tire do freezer e deixe na temperatura ambiente por uma hora. Se a água se separar do molho, dê uma batida forte usando colher ou faca, para incorporar os ingredientes novamente.

Caso tenha colocado a garrafa de ketchup no freezer, deixa-a na temperatura ambiente, quando descongelar agite bem a garrafa para incorporar os ingredientes que estão separados.

Como saber que estragou?

Sempre verifique o aspecto e o cheiro, notando algo errado com a consistência ou cheiro estranho, nem prove descarte. Tenha cuidado também com mofo, que pode aparecer inclusive se o pote estiver na geladeira. Não coma de jeito nenhum, pois mofo pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário