Como armazenar lentilha

Como armazenar lentilha crua e cozida? Precisa ficar na geladeira ou posso deixar crua na temperatura ambiente? Será que posso congelar se não comer tudo? Neste post explicaremos as melhores formas de guardar lentilha para durar mais tempo.

Como armazenar lentilha

As lentilhas são como feijão, arroz e outros grãos secos, quando estiver crua pode ser mantida na temperatura ambiente. Ela pode durar até dois anos em recipiente hermético, em local seco, fresco e escuro, como costuma ser a despensa. O ideal é comer dentro de um ano para não perder suas propriedades, mas costuma durar mais que isso.

Normalmente o que estraga o feijão é o aparecimento de mofo ou bicho. Por isso é importante que seja local seco e fresco, assim você evita que dê mofo nos grãos.

Se as lentilhas já foram cozidas elas não podem ficar em temperatura ambiente pois é alimento perecível, pode aparecer bactérias. Nunca deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente.

Como armazenar lentilha
Como armazenar lentilha, deve ficar na geladeira?

Coloque as lentilhas cozidas dentro de recipiente hermético ou pote com tampa na geladeira. Elas irão durar até cinco dias sem ficarem ruim.

Posso congelar lentilha para durar mais?

Sim, você pode congelar as lentilhas se cozinhou quantidade demais e não pretende comer.

Coloque as lentilhas cozidas em recipiente hermético no freezer em porções pequenas, elas podem durar até seis meses sem ficar ruim.

Para descongelar deixe na geladeira de um dia para o outro, se não for removida da geladeira pode durar mais três dias. Se utilizar descongelamento rápido no micro-ondas ou panela, não volte para geladeira e coma imediatamente, pois o risco de dar bactéria é grande.

Como saber que a lentilha estragou?

Os grãos de lentilha vão ressecando com o tempo, se ficarem com cheiro estranho ou se notar algo errado como mofo ou insetos não coma, descarte. Principalmente em caso de mofo, pois é perigoso para saúde.

No caso das lentilhas cozidas pode ficar com cheiro de azedo. Se deixou na geladeira e no quinto dia nota cheiro azedo, não coma, descarte. Também pode aparecer mofo por cima, tenha cuidado!

Deixe um Comentário