Como armazenar amoras

Como armazenar amoras? Precisa ficar na geladeira ou posso deixar na temperatura ambiente? Pode congelar amora ao natural inteira, para conservar por mais tempo? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar a fruta amora, para evitar que estrague rápido demais.

Dicas para armazenar amoras

A amora é uma fruta muito perecível, estraga rápido demais se deixada na temperatura ambiente. Ela não irá amadurecer após colhida, somente estraga. Portanto só deixe na temperatura ambiente se for comer tudo no mesmo dia que comprou.

Se não for comer tudo, coloque as amoras em pote com tampa alta para que fiquem bem soltas dentro. Se não tiver, pode colocar em um pote raso e cobrir com papel filme. Evite lavar antes de guardar!! Pois ao molhar você aumenta a chance delas estragarem. Lave na hora que for comer.

Remova todas as amoras ruins que estiverem no meio, senão ela irá fazer as outras apodrecerem mais rápido.

Na geladeira as amoras vão durar uns três dias sem ficarem ruins.

Pode congelar amora?

Você pode congelar as amoras ao natural inteiras. Para isso coloque em uma forma fazendo apenas uma camada de amoras. Leve ao freezer. Quando congelar passe para saco de congelamento tipo ziploc ou recipiente hermético, e volte ao freezer.

No freezer as amoras podem durar até um ano sem ficarem ruim.

Como armazenar amoras
Dicas para armazenar amoras

Para descongelar você pode deixar em temperatura ambiente, mas nunca mais do que duras horas senão pode dar bactérias! Quem preferir pode tirar elas congeladas e fazer sucos ou caldas direto da congelada, sem precisar descongelar.

Amoras compradas congeladas devem ser mantidas no freezer até o momento que for utilizar. Elas também duram um ano no freezer.

Algumas pessoas congelam misturando com açúcar. Para isso é só colocar em um recipiente 150 g de açúcar com 1 Kg de amoras. Misture delicadamente, até que o açúcar fique úmido. Passe para um pote com tampa, deixando espaço entre a tampa e as amoras. Leve ao freezer. O tempo de durabilidade é o mesmo.

O açúcar misturado na fruta, puxa o suco natural da amora para a superfície, criando uma calda que cobre a fruta e protege contra exposição ao ar.

Como saber que estragou?

As amoras quando estragam normalmente ficam macias, molengas e mudam de cor. Notando algo errado, inclusive mofo, descarte pois pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um Comentário