Como armazenar alho, pode congelar?

No Brasil costumamos usar muito alho na comida, pois deixa tudo uma delícia! Dependendo de como você guarda o alho, ele pode estragar rapidamente, dando mofo ou apodrecendo. Veja agora como armazenar alho corretamente, qual maneira de conservar o alho, pode congelar?

Como armazenar alho

A melhor maneira de armazenar o alho é deixando em temperatura ambiente, desde que a temperatura esteja em torno de 16ºC. O ideal é que ele fique armazenado em local seco e escuro. A umidade e luz são péssimas, pois fazem crescer mofo. Por isso não é aconselhado guardar na geladeira!

Se mantido em temperatura ambiente de 16ºC em local escuro e seco, ele pode durar de 3 a 5 meses. Em temperaturas maiores ele irá durar menos tempo. Coloque o alho em recipiente que permita circulação de ar como uma cesta de arame, por exemplo, ou pote para alho que contenha furos.

Como armazenar alho, pode congelar?

O ideal é não colocar alho fresco na geladeira, pois o frio faz ele começar a brotar em alguns dias. Alho com broto pode ser comido, mas fica com gosto mais amargo.

Depois que começar a soltar os dentes da cabeça do alho, estes dentes vão durar de 7 a 10 dias se ficarem em temperatura ambiente. Se já foi picado você pode guardá-lo na geladeira, ele vai durar de 5 a 7 dias. Até os dentes podem ser guardados na geladeira, mas lembre-se que eles vão começar a brotar!

Pode congelar alho?

Sim, o alho pode ser guardado no freezer, ele dura de 10 a 12 meses congelado, desde que não tenha nenhuma mudança de temperatura. É importante lembrar que o alho perde um pouco do seu sabor quando congelado.

Para congelar o alho deixe os dentes com a casca ou amassado, ou picado. Envolva em filme plástico ou folha de alumínio, ou coloque em recipiente hermético (potes plásticos com tampa que fica bem fechada para não entrar umidade). Se guardou os dentes com casca, você pode ir removendo do freezer conforme for precisando deles, não precisa descongelar tudo.

2 comentários em “Como armazenar alho, pode congelar?”

Deixe um comentário