O molho pesto quando feito de maneira correta é um molho delicioso para comer com massa, torradas e até na salada. Mas é importante sabermos como armazenar molho pesto para mantermos sua qualidade e não dar gosto ruim quando for usá-lo na comida. Veja agora como conservar o molho pesto, se pode congelar e descongelar e quanto tempo dura.
Como armazenar molho pesto
O molho pesto oxida quando em contato com o ar, por isso ele vai perder a cor verde forte com o passar dos dias.
Para evitar a oxidação é importante guardá-lo em vidro com tampa. Se possível, antes de tampar, coloque uma camada fina de azeite por cima, para evitar que o ar entre em contato com o molho. Guarde o pesto na geladeira e deixe-o sempre na geladeira. Quando for comer, retire um pouco do vidro e coloque o vidro de volta na geladeira. Quanto menos temperatura ambiente melhor.
O molho pesto na geladeira dura entre 5 a 7 dias. É importante lembrar que este tempo é se ele for mantido na geladeira!
Uma dica é colocar papel filme no vidro próximo ao molho e só depois colocar a tampa. Assim vai diminuir mais ainda a entrada de ar no recipiente.
Pode congelar o molho pesto?
É possível congelar molho pesto para ele durar mais tempo. Tem que guardá-lo em recipiente hermético com tampa ou em sacos para congelamento. Algumas pessoas também colocam o molho em formas de gelo, assim fica mais fácil para tirar apenas os cubinhos na hora que for usá-los.
No dia que for usar é só tirar do freezer e deixar do lado de fora por uns 30 minutos, quem preferir pode deixar na geladeira por algumas horas para descongelar.
O molho pesto pode ficar até 4 meses no freezer sem perder a qualidade. Após este tempo não é que estrague, mas vai perdendo sua qualidade original. Deve ser mantido sempre na temperatura de -17ºC do freezer para não ter riscos.
Como saber se o pesto está estragado?
Dê uma cheirada no molho e veja sua cor. Se ele estiver com odor estranho ou com mofo, não coma. Jogue fora.