Como armazenar mangostão

Como armazenar mangostão (também conhecido como mangostim)? Pode ficar na temperatura ambiente ou tem que ser refrigerado na geladeira? Será que pode congelar a polpa para não apodrecer? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar a fruta mangostão, para evitar que estrague rápido demais.

Dicas para armazenar mangostão

Ao comprar a fruta mangostão você deve escolher o que tiver uma cor vermelho-púrpura escura ou púrpura avermelhada. Verifique também as folhas, que precisam estar amareladas com um pouco de vermelho. Pressione delicadamente o exterior, se estiver difícil de apertar (dura) é porque não está boa. Deve-se comer a polpa branca, a casca não é comestível. Não é recomendável o consumo das sementes cruas, somente cozidas ou torradas.

Ela pode ficar na temperatura ambiente quando madura, e dura alguns dias sem estragar. Deixe em local seco e escuro.

Como armazenar mangostão
Dicas para armazenar mangostão

O ideal é manter o magostão refrigerado na geladeira em um saco plástico com furinhos e papel toalha, dentro da gaveta de legumes. Na geladeira o mangostão vai durar várias semanas sem ficar ruim, uns vinte dias ou mais.

Em períodos mais longos sua casca vai endurecendo e fica difícil de abrir, além disso sua polpa seca e não é possível mais comer.

Pode congelar o magostão?

O congelamento da fruta mangostão não é aconselhado, pois ele perde suas propriedades no congelamento.

Como saber que estragou?

Você precisa verificar a aparência e o cheiro. Se a polpa estiver escura e com textura melosa (pegajosa), ou se estiver seca e a casca muito dura, é porque estragou. Não coma, descarte.

Deixe um comentário