Como armazenar queijo parmesão

Como armazenar queijo parmesão comprado ralado ou em pedaços? Pode ficar na temperatura ambiente ou precisa ficar refrigerado na geladeira? Será que pode ser congelado se comprar muita quantidade? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar queijo parmesão, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar queijo parmesão

O queijo parmesão é um queijo duro e, quando em pedaço, não necessita de refrigeração para sua segurança. Mas ele irá durar bem mais se for guardado na geladeira, pois é um alimento perecível. Qualquer alimento perecível estraga mais rápido na temperatura ambiente. Se você esqueceu o queijo parmesão fora da geladeira por umas 24 horas, não deverá ter problemas se comê-lo. Mas evite deixar fora da refrigeração.

Se o queijo parmesão estiver em pedaço fechado, deve ser mantido na geladeira e irá durar uns oito meses sem ficar ruim.

Como armazenar queijo parmesão
Dicas para armazenar queijo parmesão

O queijo parmesão comprado ralado em saco embalado à vácuo deve ser guardado na geladeira. Se estiver fechado ele deve durar uns sete dias após a data de vencimento. Se o saco de queijo já foi aberto, feche com algum grampo e mantenha na geladeira. O saco de queijo parmesão ralado aberto vai durar uns sete dias na geladeira.

Pode congelar queijo parmesão?

Você pode congelar tanto o queijo em pedaço quanto o queijo parmesão ralado. Mas é importante informar que ele poderá perder um pouco sua textura e sabor, ficando melhor para ser utilizado em pratos quentes, sopas etc.

O queijo parmesão em pedaço deve ser colocado bem embalado dentro de recipiente hermético no freezer. Ele pode durar até 18 meses sem ficar ruim. Para comer você pode deixar descongelar na geladeira de um dia para o outro, ele irá durar mais uns três dias na geladeira, se não for removido da temperatura. Caso utilize descongelamento rápido no micro-ondas coma imediatamente.

No caso do queijo parmesão ralado, coloque o pacote original dentro de um recipiente hermético ou bem selado no freezer. Tem que ficar bem embalado pois pode ocorrer queimadura do frio, se ficar mais do que dois meses no freezer. No freezer o queijo parmesão ralado vai durar uns oito meses sem perder suas propriedades.

Como saber que o parmesão estragou?

Sempre verifique o aspecto e o cheiro do queijo parmesão. Normalmente quando estraga ele adquire um odor forte e pode aparecer manchas ou até mofo. Notando algo errado não coma, descarte!

Se encontrar mofo no parmesão ralado, descarte tudo. Se o queijo estiver em pedaço, algumas pessoas falam que pode comer removendo uns 2,5 cm em volta de todo o mofo e por baixo, sem encostar no mofo. Mas deve-se ter muito cuidado, pois mofo é perigoso para saúde.

2 comentários em “Como armazenar queijo parmesão”

Deixe um comentário