Como armazenar maracujá

Como armazenar maracujá? Pode ficar na temperatura ambiente ou tem que ficar na geladeira para não estragar? Posso congelar se comprar em muita quantidade? Qual melhor forma de congelar o maracujá? A seguir falaremos um pouco sobre como guardar maracujá, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar maracujá

O maracujá pode ficar em temperatura ambiente longe do sol até amadurecer por completo. Leva de dois a cinco dias para amadurecer. Quando está verde ele tem a casca lisa, ao amadurecer sua pele fica enrugada mas não demais. Se estiver muito enrugado é porque já está estragando. Dê preferência para a fruta pesada, e que esteja firme ao apertar, mas não dura.

Você pode tentar acelerar um pouco o processo de amadurecimento colocando ao lado de alguma fruta madura como banana ou maça, pois elas liberam gases que ajudam a amadurecer o maracujá. Outra opção é embrulhar com folhas de jornal, fechando bem o embrulho.

Como armazenar maracujá
Dics para armazenar maracujá

Depois que estiver maduro o ideal é colocar na geladeira para pausar o amadurecimento. Coloque em saco plástico na gaveta de legumes na geladeira, eles irão durar mais uns sete dias.

Se ele já foi aberto, remova a polpa com as sementes e passe para um recipiente hermético. Leve para geladeira. A polpa vai durar o mesmo tempo, uns sete dias, desde que fique bem fechado para não secar.

Pode congelar maracujá?

Você pode congelar a polpa do maracujá ao natural. Por isso remova a polpa com sementes da casca e passe para formas de gelo. Leve ao freezer. Depois que congelar retire e passe para saco de congelamento. Volte ao freezer para guardar.

No freezer o maracujá poderá durar uns oito meses sem ficar ruim.

Você pode tirar do freezer direto para o liquidificador para fazer sucos ou então deixar uns 20 minutos na temperatura ambiente. Mas atenção, se deixar descongelar beba imediatamente, não volte para o freezer!!! O risco de propagar bactérias nocivas é grande.

Como saber que estragou?

O maracujá quando estraga vai ficando muito enrugado e a casca escurece, até ficar marrom. Notando algo errado não prove, principalmente em caso de mofo, pois pode ser perigoso para sua saúde.

1 comentário em “Como armazenar maracujá”

Deixe um comentário