Como armazenar melancia

Como armazenar melancia? Pode ficar na temperatura ambiente ou tem que ficar na geladeira? Será que posso congelar se comprar demais? Qual melhor forma de congelar? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar maracujá, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar melancia

A melancia não amadurece depois que é colhida, por isso você deve escolher corretamente no mercado ou na feira. Para saber se está madura verifique o peso, a melhor é a que está mais pesada, firme e que esteja com uma mancha amarela na parte debaixo (onde ela ficou parada e amadureceu ao sol). Você também pode dar umas batidinhas leves, se estiver maduro vai fazer barulho abafado e oco.

Você pode manter a melancia na temperatura ambiente se estiver inteira fechada. Ela irá durar uns sete dias sem estragar. Mas para aumentar a durabilidade, o ideal é guardar na geladeira. Na geladeira ela pode durar uns 15 dias sem ficar ruim.

Como armazenar melancia
Dicas para armazenar melancia

Se a melancia já foi aberta deve ser bem embalada em filme plástico ou colocada em pote com tampa na geladeira. A melancia aberta vai durar uns cinco dias na geladeira sem ficar ruim.

Pode congelar melancia?

Você pode congelar a melancia em pedaços para fazer sucos ou comer cogelada, como se fosse sorvete.

Corte a melancia, remova sementes (se quiser) e a casca. Corte em cubos e coloque em recipiente hermético no freezer. Ela irá durar uns 12 meses no freezer sem estragar.

Você pode usar em sucos congelada mesmo, comer congelada ou deixar descongelar na temperatura ambiente por uns 20 minutos. Atenção! Se deixar na temperatura ambiente nã volte ao freezer, coma imediatamente, pois tem risco de propagar bactérias nocivas.

Como saber que estragou?

Verifique sempre a aparência e o cheiro. Normalmente a melancia vai ficando pegajosa e pode ficar com cheiro azedo. Não prove, descarte, principalmente em caso de mofo, pois é perigoso para saúde.

Deixe um comentário