Como armazenar melão

Como armazenar melão? Precisa ficar na geladeira ou pode ficar na temperatura ambiente? Será que pode cogelar se comprar demais? Qual melhor forma de congelar? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar melão, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar melão

O melão inteiro fechado pode ficar em temperatura ambiente por uns cinco dias sem estragar. Ele não irá amadurecer após a colheita como acontece com a maçã, banana e outras frutas. Mas se deixado na temperatura ambiente pode ficar mais macio e seu sabor melhorar, mesmo sem o amadurecimento.

É um processo comum dos melões. Se você comprou o melão que não parece estar muito macio, embrulhe no jornal e deixe uns dois dias, isso poderá melhorar sua textura. Uma dica para verificar o amadurecimento é apertar delicadamente como polegar nas extremidades, se sentir um pouco macio é que deve estar bom.

Depois que o melão estiver cortado ele não mudará mais sua textura e sabor e precisa ficar na geladeira.

Como armazenar melão
Dicas para armazenar melão

No caso do melão maduro ou melão cortado, devem ser colocados na geladeira para não estragar. Mas atenção! É muito importante embrulhar bem o melão pois ele absorve os aromas da geladeira. Envolva com papel alumínio ou papel filme e coloque dentro de um recipiente com tampa. Na geladeira o melão irá durar uns cinco dias sem estragar. Se possível não remova as sementes e casca, somente na hora de comer.

Pode congelar melão?

Você pode congelar a fruta cortada em cubos. Para isso remova a casca, as sementes e corte em pedaços em cubo ou fatias. Coloque em um recipiente hermético e leve ao freezer para congelar.

Vai durar uns 12 meses no freezer sem estragar. O melão ficará melhor para ser usado em sucos e outras bebidas. Tire direto do freezer para fazer, não precisa esperar descongelar.

Algumas pessoas congelam os cubos com um pouco de açúcar e limão, para proteger contra a oxidação da fruta. Nesse caso é recomendado apenas para quem coloca açúcar nos sucos.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro do melão. Ele pode desenvolver cheiro azedo, sabor ruim, ficar gosmento com água. Notando algo errado não arrisque comer, descarte. Principalmente em caso de mofo, pois é perigoso para saúde.

Deixe um comentário