Como armazenar graviola

Como armazenar graviola? Precisa ficar na geladeira para não estragar? Será que posso congelar para durar mais tempo? Neste post trazemos algumas dicas de como guardar a fruta graviola, para evitar que estrague rápido demais.

Dicas para armazenar graviola

A graviola fresca é uma fruta muito sensível e amadurece muito rápido, é muito perecível. Quando está madura ela fica macia e sua pele vai ficando com manchinhas marrom. Quanto mais macia e suculenta, melhor ela ficará para comer.

Você pode verificar o amadurecimento apertando o dedo polegar delicadamente na casca, sem furá-la. Se estiver muito firme, espere uns cinco dias para amadurecer. Fica muito parecida com a fruta do conde. Se você apertar a casca e estiver macia, ela furar facilmente, não quer dizer que está podre, ela estará pronta para ser comida. A polpa fica branca e macia.

Para diminuir o processo de amadurecimento coloque a graviola na geladeira. Na geladeira ela dura uns quatro dias após o amadurecimento, sem ficar ruim. Depois disso já começa a escurecer e acaba estragando.

Como armazenar graviola
Dicas para armazenar graviola

Para comer corte ao meio, remova as sementes. Coma a polpa branca, até a parte grosssinha que fica no meio também pode ser comida, mas nem todo mundo gosta. Pode utilizar uma colher para ir puxando a polpa da casca, sem precisar descascar.

Posso congelar graviola?

O ideal para quem comprou muita graviola, é justamente congelar a polpa para não estragar.

Você pode congelar a polpa dos gomos sem as sementes e casca. Coloque em sacos de congelamento e leve ao freezer. No freezer a graviola vai durar quase um ano sem estragar, desde que não ocorra mudança na temperatura.

Para descongelar deixe uns 20 minutos na temperatura ambiente ou utilize congelada mesmo para fazer sucos e smoothies.

Como fazer molho de tomate caseiro.

Algumas pessoas congelam com açúcar, jogando um pouco de açúcar nas polpas e mexendo. Pois o açúcar protege contra oxidação. Mas caso você não queira com açúcar, pode congelar a polpa pura.

Como saber que estragou?

É preciso sempre verificar o aspecto e o cheiro da graviola. Quando está ruim, começando a estragar, a pele vai ficando toda marrom e a polpa fica escurecida, quase preta. Também pode ficar com cheiro azedo. Notando algo errado com a polpa, se ela estiver preta, não coma.

Deixe um comentário