Como armazenar groselha

Como armazenar groselha? A fruta groselha precisa ficar refrigerada ou pode ficar na temperatura ambiente? Será que pode ser congelada para durar mais tempo? A seguir explicamos algumas maneiras de você guardar a groselha, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar groselha

A fruta groselha não deve ficar na temperatura ambiente pois estraga muito rápido. Nunca deixe mais do que dois dias, senão irá apodrecer.

O ideal é guardar a groselha fresca na geladeira dentro de recipiente hermético ou saco plástico fechado. A groselha vai durar uns seis dias na geladeira sem estragar. Não deixe elas perto de cebola ou outro vegetal ou fruta que tenham cheiro forte, pois elas absorvem o aroma.

No caso da groselha desidratada pode ser mantida na despensa, temperatura ambiente, local seco, escuro e fresco. Dentro de recipiente hermético. Na temperatura ambiente ela irá durar quase um ano sem ficar ruim. Também pode ser armazenada na geladeira em locais muito úmidos ou até no congelador, mas isso não aumenta o tempo de conservação.

Como armazenar groselha
Dicas para armazenar groselha

Pode congelar groselha?

Se você comprou demais e não vai utilizar tudo, pode sim guardar a groselha no freezer, assim ela irá durar bem mais tempo.

Você pode congelar ela ao natural, fazendo uma camada das frutas em uma forma e colocando no freezer. Depois que congelar, passe as frutinhas congeladas para um saco de congelamento tipo ziploc e volte no freezer.

A groselha vai durar até um ano no freezer. Você pode utilizar congelada ou deixar uns 30 minutos na temperatura ambiente para que descongele. Mas atenção! Se descongelar na temperatura ambiente, evite voltar à geladeira ou freezer, pois pode propagar bactérias nocivas.

Algumas pessoas preferem congelar a groselha jogando um pouco de açúcar e espalhando por toda fruta (½ xícara de chá de açúcar para cada 600g de fruta). Isso é feito para o açúcar puxar o suco para a superfície e criar uma camada de proteção contra a oxidação. Mas se você não gosta de usar açúcar, pode congelar ela ao natural.

Como saber que a groselha estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro da fruta, normalmente quando estraga ela murcha e pode ficar com cheiro azedo. No caso da desidratada pode aparecer mofo. Não prove a groselha estragada, principalmente em caso de mofo, pois pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário