Como armazenar pinhão

Como armazenar pinhão, semente do fruto ouriço/pinha? Precisa ficar na geladeira ou pode deixar na temperatura ambiente? Será que pode congelar para durar mais tempo? A seguir explicamos algumas maneiras de guardar o pinhão para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar pinhão

O pinhão não deve ficar em temperatura ambiente pois irá estragar rapidamente. Você pode guardá-lo com casca mesmo ou sem casca. Antes de guardar, coloque em um pote com água por alguns minutos. As sementes que boiarem pode descartar, pois devem estar com bicho.

O ideal é deixá-lo dentro de saco plástico (não precisa lacrar o saco), na gaveta de legumes da geladeira. Na geladeira as sementes do pinhão com casca vão durar uns 60 dias sem estragar. Desde que não ocorra mudança na temperatura, precisa ficar entre 2 e 10°C.

Como armazenar pinhão
Dicas para armazenar pinhão

Outra opção é fazer conserva das sementes do pinhão (cozido e sem casca), que pode ser salgada ou doce. Essas conservas duram uns seis meses.

  • Conserva salgada – cozinhe o pinhão e coloque dentro do pote de vidro na salmoura com água, vinagre e sal.
  • Conserva doce – coloque as sementes cozidas dentro da calda de açúcar concentrado e água. Para fazer coloque 500 gramas de açúcar e 400 ml de água, deixe ferver até engrossar levemente, desligue e deixe esfriar. Coloque a calda para ferver, adicione as sementes cozidas, deixe apenas 5 minutos, desligue para esfriar, passe para o pote esterilizado bem vedado. Quando esfriar pode deixar na geladeira).

Outra opção é cozinhar o pinhão e embalar a vácuo sem casca. Depois guarde na geladeira. Mas desta maneira dura apenas 15 dias.

Pode congelar pinhão?

Uma opção é o congelamento, congelando as sementes de pinhão poderão durar de seis meses a doze meses sem estragar.

Coloque as sementes levemente cozidas (sem sal) ou cruas no saco plástico de congelamento tipo ziploc ou recipiente com tampa. Leve para o freezer para congelar.

Descongele na água quente para terminar o cozimento, tire do freezer e coloque direto na água quente. Para não estragar sua textura.

Como saber que estragou?

Não é recomendado o consumo do pinhão verde, pois pode ser tóxico. Além disso quando o pinhão está estragado sua casca fica sem brilho e vai perdendo a cor. Se houver furinhos na casca é porque tem bichinhos dentro.

Uma dica para verificar é cortar a semente ao meio, a polpa tem que estar branquinha, úmida e um pouco macia.

Deixe um comentário