Como armazenar açaí

Como armazenar açaí? Precisa ficar refrigerado? Será que posso congelar se não comer tudo, para durar mais tempo? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar a polpa de fruta do açaí, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar açaí

A polpa de açaí não deve ficar em temperatura ambiente e nem na geladeira. O recomendado é manter o açaí congelado até a hora que for comer, ele deve ficar em temperatura de -18°C.

Se você for comer na parte da manhã, o recomendado é deixar na geladeira na noite anterior. Assim ele irá descongelar mas não descongelar demais. Caso tenha tempo na parte da manhã, então deixe na temperatura ambiente uns 20 minutos antes de comer, para conseguir tirar a quantidade que precisa.

Não deixe na geladeira, volte para o freezer senão o açaí irá estragar.

Como armazenar açaí
Dicas para armazenar açaí

O açaí congelado costuma durar seis meses ou mais, se não houver mudança na temperatura de armazenamento.

Não é recomendado o descongelamento e congelamento várias vezes, pois isto altera a textura e sabor do açaí! Portanto o ideal, se não for comer muito, é comprar de potes pequenos para não precisar ficar descongelando o pote grande. Se não for possível, compre o pote de polpa de açaí grande, deixe descongelar um pouquinho só para conseguir remover, separe em potes menores e volte ao freezer.

Como saber que estragou?

Deve-se prestar atenção na coloração do açaí. Sua cor natural é roxa, ao sofrer oxidação por entrar em contato com o ar, ele começa a ficar roxo vinho e depois marrom escuro. Quando estiver na cor marrom, já estará com sabor alterado, fica azedo e com consistência granulada, quase uma areia. Notando algo errado com o açaí não coma.

Mas atenção! A mistura de açaí com xarope de guaraná e leite também fica um pouco marrom. Neste caso você só poderá saber se está ruim pelo sabor e textura.

Deixe um comentário