Como armazenar cajá

Como armazenar cajá? A Spondias mombin, mais conhecida como cajá, acajá ou taperebá, precisa ficar refrigerada na geladeira ou posso deixar amadurecer na temperatura ambiente? Será que pode ser congelada se comprar em grande quantidade? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar a fruta cajá, para evitar que estrague rápido demais.

Dicas para armazenar cajá

O cajá pode ficar na temperatura ambiente pois amadurece com o tempo. Conforme amadurece ele fica com pontinhos pretos na casca, é normal. Caso estejam amadurecendo demais coloque em saco plástico na geladeira para parar o amadurecimento.

Ela é uma fruta altamente perecível, dura uns dois a três dias na temperatura ambiente e uns sete dias na geladeira.

Para comer use uma faca para remover a casca como se fosse uma manga e depois vá removendo a polpa da semente no meio. Tenha cuidado, a semente contém vários fiapos que parecem espinhos e podem machucar a boca.

Como armazenar cajá, Spondias mombin
Dicas para armazenar cajá

Pode congelar cajá?

O cajá pode sim ser congelado, você pode congelar a polpa (sem casca e semente) direto em potes com ou sem açúcar.

Se quiser a fruta ao natural, não misture açúcar. Basta descascar e colocar as polpas em sacos de congelamento no freezer. Elas irã durar uns 12 meses no freezer sem ficarem ruim.

Algumas pessoas misturam a polpa com um pouco de açúcar (1 Kg de fruta para 150 g de açúcar) para congelar. Isso é feito pois o açúcar puxa o suco da fruta para a superfície, criando uma camada protetora contra exposição ao ar. Depois é só colocar a polpa em recipiente hermético deixando espaço para a tampa. Leve ao freezer.

Descongele na geladeira de um dia para o outro, ou coloque para descongelar na temperatura ambiente. Mas evite deixar mais do que duas horas na temperatura ambiente, pois podem propagar bactérias.

Como saber que estragou?

A cajá quando estraga vai ficando com casca preta, molenga e polpa escura. Também pode dar cheiro ruim. Notando algo errado não coma, descarte.

Deixe um comentário