Como armazenar fruta jujuba ou jujube

Como armazenar fruta jujuba, também conhecida como jujube? Precisa ficar refrigerada na geladeira? Será que posso congelar para não estragar? A seguir explicamos algumas maneiras de você guardar a fruta jujuba para evitar que estrague rápido demais.

Dicas para armazenar fruta jujuba

A fruta jujuba nativa da Ásia, passa da cor verde para marrom quando vai amadurecendo. Você deve comprar a fruta que esteja firme e sem marcas ou machucados. Quando está madura demais, fica bem marrom e a pele começa a enrugar até quebrar, a polpa começa a escurecer e apodrece.

Quando estiverem maduras (marrom e enrugadas) elas podem ficar na temperatura ambiente por até cinco dias sem estragar. Depois disso começam a apodrecer, principalmente se onde você mora for muito quente.

Como armazenar fruta jujuba ou jujube
Dicas para armazenar fruta jujuba ou jujube

Uma dica para manter por mais tempo é fazer a jujuba caramelada e guardar em jarra, elas duram por quase três meses sem ficarem ruim. Para fazer essa versão caramelada:

Lave a fruta, seque e faça furinhos nela. Em uma panela coloque 500 mL de água e 500 g de açúcar e mexa até virar uma calda, quando ferver jogue a fruta e diminua o fogo. Deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando. Remova do fogo e deixe repousar por duas horas na temperatura ambiente.

Depois ferva mais 15 minutos com acido citrico. Depois que ferver passe para uma forma coberta com papel vegetal. Deixe o excesso de açúcar escorrer e secar por completo. Passe para uma jarra desinfectada com tampa e guarde em local seco e escuro.

Pode congelar fruta jujuba?

Você pode congelar jujuba caso não vá comer por muito tempo. Mas é importante informar que ela perde um pouco da sua consistência original, não ficando tão gostosa.

Para congelar lave, remova a semente e coloque em sacos de congelamento tipo ziploc. Leve ao freezer para congelar. Elas podem durar bastante tempo, mas lembre-se que não ficará com a textura conhecida. Fica boa para ser usada apenas em doces, geléias etc.

Como saber que estragou?

A fruta jujuba quando estraga fica marrom e sua pele rasga, a polpa escurece e pode ficar com cheiro ruim. Notando algo errado, nem prove, descarte.

Deixe um comentário