Como armazenar creme de leite

Como armazenar creme de leite pasteurizado se estiver fechado e após aberto? Precisa ficar refrigerado? Será que pode congelar caso queira preservar por mais tempo? A seguir explicamos as maneiras para guardar o creme de leite de lata ou caixinha, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar creme de leite

O creme de leite pasteurizado é vendido em lata ou em caixinha, a diferença entre eles é que o em lata possui um pouco mais de gordura que o de caixa. Os dois tipos podem ficar na temperatura ambiente até serem abertos, pois passam por processo de pasteurização.

Normalmente o creme de leite em lata fechado tem validade de 14 meses quando guardado na temperatura ambiente, local seco, escuro e fresco. Longe de umidade e luz solar.

No caso do creme de leite em caixinha fechado a validade é menor, de seis meses na temperatura ambiente. Após este tempo não quer dizer que estará estragado, mas já perde as propriedades originais.

Como armazenar creme de leite pasteurizado
Dicas para armazenar creme de leite pasteurizado

Após aberto o creme de leite deve ser colocado em um pote de vidro com tampa de plástico ou tampar com filme plástico, e guardado na geladeira. Quanto menos ar tiver dentro do pote melhor, para evitar degradação do creme. Não importa se é o creme de leite em lata ou caixinha aberto, ele irá durar uns dois dias na geladeira sem perder suas propriedades. Pode até durar um pouquinho mais do que este tempo, mas já não estará com a qualidade original.

Pode congelar creme de leite?

O creme de leite pode ser congelado, mas é importante informar que ele costuma separar a gordura da parte aquosa do creme. E a água congela formando cristais, ele fica com aspecto granulado quando descongelar. Por isso o congelamento não é recomendado.

Ele ficará bom somente para ser utilizado em molhos, sopas e pratos assados. Não fica bom para chantilly e outros pratos que precisam dele puro, porque fica granulado.

Como ter uma dieta de baixo colesterol e baixa gordura saturada

Para congelar coloque em recipiente hermético deixando um espaço para a tampa, pois ele irá expandir quando congelar. É importante ficar bem tampado, pois absorve sabores do freezer.

Para descongelar deixe na geladeira de um dia para o outro.

Como saber que estragou?

Sempre verifique o cheiro e a aparência do creme de leite, notando algum cheiro azedo estranho, ou se estiver com cor esquisita ou manchas, nem prove, descarte. Principalmente se for mofo, não arrisque pois pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário