Como armazenar queijo Jarlsberg

Como armazenar queijo Jarlsberg vendido em pedaço, fatiado ou triturado? Precisa ficar refrigerado? Será que pode ser congelado se não comer tudo? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar o queijo norueguês Jarlsberg, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar queijo Jarlsberg

O queijo Jarlsberg não deve ficar na temperatura ambiente, ele irá estragar se for deixado fora da refrigeração. Nunca deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente pois o risco de propagar bactérias nocivas é grande.

Caso tenha comprado o queijo em pedaço e ele está fechado, ele pode ser mantido na embalagem original na geladeira. Irá durar uns dois meses sem ficar ruim.

Se o queijo Jarlsberg em pedaço está aberto, embale com plástico filme e deixa na geladeira. Se tiver papel antigordura ou papel de seda, embale com ele antes de embrulhar com plástico filme. O queijo aberto irá durar um mês na geladeira sem perder suas propriedades.

Dicas para armazenar queijo Jarlsberg
Dicas para armazenar queijo Jarlsberg

Queijo fatiado ou triturado comprado em embalagem fechada, pode durar na geladeira até uma semana após a data de vencimento. Se a embalagem já foi aberta, coloque o queijo em recipiente hermético, ele irá durar uns sete dias na geladeira sem ficar ruim.

Se você pediu para fatiarem na mercearia, então vai durar menos tempo do que o comprado fatiado em embalagem à vácuo. Guarde na embalagem original, ele irá durar umas três semanas sem ficar ruim.

Pode congelar queijo Jarlsberg?

Você pode congelar o queijo em pedaços, triturado ou em fatias. Mas atenção! O queijo vai ficar quebradiço e pode perder um pouco do sabor. Ficará melhor para ser usado em molhos, sopas e outros pratos quentes.

Se estiver em pedaços, o ideal é cortar pedaços menores de 220g e embalar em sacos de congelamento tipo ziploc. Caso sejam vários pedaços, coloque dentro de um pote com tampa deixando separados para não grudarem. Leve ao freezer, quando congelar, passe para o saco de congelamento e volte ao freezer.

Para congelar o queijo triturado ou fatiado, coloque em recipiente hermético no freezer.

No freezer o queijo Jarlsberg vai durar uns seis meses sem ficar ruim. Para descongelar você pode tirar do freezer e deixar na geladeira de um dia para o outro. Ele dura mais uns três dias na geladeira, se não for removido da temperatura.

Como saber que estragou?

O queijo Jarlsberg quando fica ruim costuma ficar mais duro, sua cor fica mais escura e fica com cheiro muito forte. Além disso pode aparecer mofo, é preciso ter cuidado e não comer alimentos mofados, pois você não tem como saber até onde o mofo penetrou. O mofo pode ser perigoso para sua saúde.

Caso você fique com pena de jogar fora, alguns sites recomendam remover o mofo cortando uns 2,5 cm em volta de toda a área mofada e por baixo. Não encoste a faca no mofo, senão você leva o mofo para outras áreas do queijo. Mas atenção! Pode ser perigoso fazer isso. Se o queijo estiver triturado ou fatiado e mofou, não aproveite nada, descarte tudo!

Deixe um comentário