Como armazenar mexilhões

Como armazenar mexilhões? Precisam ficar na geladeira ou no freezer? Será que posso congelar depois de preparar? A seguir explicamos as maneiras para guardar mexilhões, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar mexilhões

Mexilhões são alimentos perecíveis, portanto não devem nunca ficar na temperatura ambiente. Nunca deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente, o risco de propagar bactérias nocivas é muito grande. Se onde você mora for mais de 32°C, nunca deixe mais do que 1 hora na temperatura ambiente.

Os mexilhões frescos vivos devem ser colocados em uma recipiente aberto na geladeira, cobertos apenas com papel toalha umedecido ou pano de prato umedecido. Elas irão durar até dois dias na geladeira. Você tem que mantê-lo vivo até a hora do preparo.

Se as conchas foram removidas, coloque-os em recipiente com tampa na geladeira. Vai durar o mesmo tempo do fresco com concha.

Como armazenar mexilhões
Dicas para armazenar mexilhões

Se os mexilhões estão cozidos você pode colocar em recipiente hermético na geladeira. Eles irão durar uns quatro dias na geladeira sem ficarem ruim.

Pode congelar mexilhões?

O ideal é mesmo congelar, principalmente se você não for preparar o mexilhão dentro de 48 horas.

Embale os mexilhões com saco de congelamento e coloque dentro de recipiente hermético, para evitar a queimadura que pode ser causada pelo frio. No freezer os mexilhões frescos irão durar até três meses sem ficarem ruim.

Você pode descongelar deixando o mexilhão de um dia para o outro na geladeira. Ele irá durar mais dois dias na geladeira, desde que não seja removido desta temperatura. Se utilizar descongelamento rápido, prepare tudo e não volte para geladeira! Se não comer descarte.

Tábua de plástico tem menos bactérias que de madeira e bambu?

Se os mexilhões estiverem cozidos coloque em recipiente hermético no freezer. Eles irão durar uns três meses sem ficarem ruim. Você pode descongelar na geladeira, de um dia para o outro. Os mexilhões cozidos duram uns 4 dias na geladeira, desde que não sejam removidos da temperatura.

Caso os mexilhões já tenham sido comprados congelados, mantenha-os no freezer até o momento do preparo. Normalmente estes produtos congelados duram bem mais tempo que os frescos, podendo ficar até 10 meses no freezer.

Como saber que estragou?

Normalmente os mexilhões adquirem um cheiro estranho e podem ficar com aspecto esquisito. Notando algum cheiro azedo ou textura gosmenta, não prove de jeito nenhum, descarte pois é perigoso para saúde.

No caso dos mexilhões comprados congelados, pode ocorrer queimaduras de congelamento e ele muda um pouco de cor. Isso não quer dizer que estará estragado, mas infelizmente a carne estará com textura e sabor ruins.

Deixe um comentário