Como armazenar queijo de cabra

Como armazenar queijo de cabra? Precisa ficar refrigerado ou posso deixar na temperatura ambiente como o provolone? A seguir explicaremos algumas formas de guardar queijo de cabra comprado inteiro e comprado triturado, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar queijo de cabra

O queijo de cabra não é como alguns queijos duros que podem ficar na temperatura ambiente. Ele precisa ficar o tempo todo refrigerado, senão estraga.

Se o queijo ainda não foi aberto, guarde na embalagem original na geladeira. Caso já tenha sido aberto, embrulhe com papel alumínio ou plástico filme. Se você tiver o papel antigordura pode colocar antes de embrulhar com plástico filme ou papel alumínio. Esse papel protege o queijo do ar frio da geladeira.

Guarde na geladeira, o queijo de cabra em pedaços irá durar até 15 dias sem ficar ruim.

Como armazenar queijo de cabra
Dicas para armazenar queijo de cabra

Se o queijo de cabra foi comprado triturado ele deve ser guardado em recipiente com tampa bem fechado na geladeira. O queijo triturado dura menos que o queijo inteiro, vai durar uns sete dias sem ficar ruim. Isso acontece por estar triturado, acelera sua decomposição. Nunca deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente pois o risco de propagar bactérias nocivas é grande.

Pode congelar queijo de cabra?

Você pode congelar o queijo de cabra inteiro ou triturado. Mas é importante informar que ele não ficará com a mesma consistência, ele fica quebradiço após o congelamento, além de perder um pouco de sabor ao descongelar. Ficará melhor para ser utilizado em pratos quentes.

Para congelar embrulhe no papel alumínio ou papel filme e depois coloque dentro de saco para congelamento, tipo ziploc. Se for pedaço muito grande, corte em pedaços menores, para não precisar tirar o queijo todo depois e estragar tudo.

Se o queijo de cabra estiver triturado coloque em recipiente hermético no freezer.

No freezer o queijo de cabra pode durar até seis meses, não importa se está triturado ou em pedaços.

Como saber que estragou?

Verifique a aparência e o cheiro, normalmente ele fica com cheiro forte ruim ou pode aparecer manchas e até mofo. Se notar algo errado não coma, descarte! Nem mesmo se for mofo, não remova o mofo e coma, pois o mofo já pode estar por dentro do queijo. Alguns tipos de mofo podem causar problemas graves de saúde.

Deixe um comentário