Como armazenar molho hollandaise, molho holandês

Como armazenar molho hollandaise, molho holandês? Tem que ficar refrigerado para não estragar? Será que pode ser congelado se não usar tudo? A seguir explicamos algumas maneiras de guardar o molho hollandaise, para evitar que estrague rápido demais.

Dicas para armazenar molho hollandaise

O molho hollandaise ou molho holandês, como preferir, é um molho feito com gema de ovo, manteiga, suco de limão, pimenta e sal. Por ser um molho parcialmente cozido, pode se tornar perigoso caso o ovo estrague. Por isso o recomendado é preparar uma hora antes de comer, para que não fique esperando muito tempo na temperatura ambiente.

Na temperatura ambiente o molho hollandaise costuma durar apenas uma hora, em pote coberto com plástico filme, de preferência em cima de uma placa de aquecimento para não esfriar e estragar (não deixe direto no gás ou forno senão irá cozinhar demais). Tenha cuidado e evite deixar na temperatura ambiente, as bactérias nocivas se propagam rapidamente nas temperaturas entre 4 e 60ºC.

Como armazenar molho hollandaise, molho holandês
Dicas para armazenar molho hollandaise, molho holandês

Caso não tenham comido tudo, você pode colocar em um pote de plástico ou de vidro hermeticamente fechado e levar para geladeira. Na geladeira ele irá durar uns dois dias ou 48 horas sem ficar ruim.

Para reaquecer a sobra de molho holandês coloque em um pote com água para banho-maria e leve ao micro-ondas por 15 segundos em potência média, tire, mexa com fuê e leve mais 15 segundos no micro-ondas. Repita o processo até ver que aqueceu por completo.

Esse molho perde o sabor se não for servido fresco, por isso o recomendado é preparar quase na hora de comer.

Pode congelar molho holandês?

Você até pode congelar o molho hollandaise em porções pequenas, mas é importante informar que não é recomendado o congelamento de molhos à base de ovo cru. O molho irá solidificar, será preciso ter paciência para liquifazer depois.

Para congelar coloque o molho em cubos de gelo para fazer porções pequenas. Leve a forma ao freezer para congelar, depois de uma ou duas horas deve estar completamente congelado. Quando estiver duro, retire da forma e passe para sacos de congelamento tipo ziploc. Volte o saco de congelamento imediatamente para o freezer. Os cubos de molho podem durar até um mês no freezer sem ficarem ruins, desde que não tenha mudanças na temperatura. Sempre que precisar retire apenas a quantidade de cubos que for utilizar.

Para descongelar é importante seguir algumas regras, senão ele ficará ruim. O molho demora para voltar ao normal no descongelamento. Nunca coloque no micro-ondas para tentar descongelar rápido, pois ficará horrível, o calor quebra a emulsão! Deixe na geladeira de um dia para o outro ou descongele embaixo da água fria na temperatura ambiente.

Caso queira fazer na temperatura ambiente, coloque os cubos de molho em um saco tipo ziploc. Coloque embaixo da torneira e deixe a água fria passando por fora do saco, até que o molho vire líquido novamente.

Quando estiver líquido, passe para um recipiente e bata vigorosamente com fuê. Depois é só despejar no prato que quiser.

Como saber que o molho hollandaise estragou?

Esse molho estraga muito fácil devido a presença de gema de ovo praticamente crua e fria. Normalmente não dá para notar que está ruim, este é o perigo. Nunca coma nem prove molho que ficou guardado na geladeira por mais de dois dias, não arrisque!

Deixe um comentário