Como armazenar ração de cachorro e gato

Como armazenar ração de cachorro e gato para não amolecer ficando úmida? Precisa ficar em algum pote especial? Neste post trazemos algumas dicas de como guardar a ração do seu companheiro para evitar que estrague rápido, ficando molenga e sem sabor.

Dicas para armazenar ração de cachorro e gato

Muitas pessoas gostam de passar a ração para algum recipiente de plástico, ao invés de manter na embalagem original. A verdade é que a embalagem original é o melhor local para você deixar a ração, pois elas são preparadas para evitar contato com a luz e umidade.

Se o saco da ração não possui fecho, compre um veda embalagens para prender o saco. Para ficar mais seguro, coloque o saco fechado dentro de um recipiente de vidro ou de metal. Evite colocar em recipiente plástico, pois estes produtos podem passar cheiro e sabor para a ração, estragando sua qualidade.

Guarde o pote com o saco de ração em local seco, fresco, arejado e escuro. A ração não deve ficar na luz do sol pois causa perda de nutrientes. Nunca deixe próximo de produtos tóxicos pois pode absorver componentes químicos, trazendo riscos para seu animal de estimação.

Como armazenar ração de cachorro e gato
Dicas para armazenar ração de cachorro e gato

Pode congelar a ração seca?

Não, o congelamento não é recomendado pois ao descongelar a ração estará úmida, estragada.

Cuidados

Sempre limpe o recipiente em que guarda o saco de ração original, não deixe acumular sujeira no fundo, mesmo que a ração não esteja entrando em contato com a sujeira.

O importante é evitar contato da ração com umidade e bactérias que possam estar presentes no chão ou outros locais que entrar em contato. Mantendo em local seguro, você também evita que outros animais entrem em contato com a ração como, por exemplo, ratos. Esses animais podem urinar na ração e, se o cachorro comer a ração com a urina, poderá contrair leptospirose.

Se o cachorro ou gato não comeu toda a ração que colocou na tigela, você pode deixar na tigela desde que ela esteja em local fresco, seco e longe da luz do sol. Também não pode ter contato com insetos e roedores. Mas o ideal é que o pote de ração seja lavado e que a ração seja renovada todos os dias, deixando sempre ração fresca para seu companheiro.

Tenha muito cuidado com ração mofada, assim como mofo faz mal para as pessoas, também pode trazer problemas de saúde para seu cachorro ou gato. Se notar que mofou, jogue fora.

Deixe um comentário