Como guardar jaca, pode congelar?

Como guardar jaca? Precisa ficar refrigerada na geladeira ou posso deixar na temperatura ambiente? Será que pode congelar os gomos da jaca para comer depois? A seguir explicamos algumas maneiras de armazenar a fruta jaca, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para guardar jaca

A jaca pode ser mantida fechada na temperatura ambiente até que esteja madura. Você poderá saber que ela está madura quando estiver um pouco macia ao fazer pressão. Ela só dura uns dois a três dias se deixada na temperatura ambiente.

Depois de madura corte e remova os gomos. Passe para um recipiente hermético e leve para geladeira.

Na geladeira ela irá durar uns sete dias sem perder suas propriedades. Pode durar até mais que isso, mas já começa a perder sabor e modificar textura.

Dicas para guardar jaca
Dicas para guardar jaca

Pode congelar jaca?

Sim, o congelamento da jaca é indicado se a pessoa não for comer tudo rapidamente. Não importa se a jaca está fresca crua, cozida ou até enlatada, ela pode ser congelada.

É importante cortar a jaca antes de congelar, removendo os gomos e sementes.

Coloque os gomos separados em uma assadeira, fazendo apenas uma camada para que não grudem um no outro. Leve para o freezer e deixe congelar, deve levar umas duas horas. Quando congelar passe para sacos de congelamento e volte ao freezer. Assim você poderá retirar apenas os gomos que necessita, sem precisar descongelar tudo de uma vez.

No freezer a jaca pode durar até dois meses sem perder suas propriedades.

Você pode usar congelada para fazer smoothies e outras bebidas ou descongelar na geladeira de um dia para o outro. Mas atenção! Uma vez descongelada, não é recomendado que volte para o freezer.

Como saber que a jaca está ruim?

Normalmente a jaca ruim fica molenga, aquosa, e aparecem manchas escuras. Ela vai ficando meio marrom escura e pode ficar com cheiro e sabor rançoso.

3 comentários em “Como guardar jaca, pode congelar?”

Deixe um comentário