Como armazenar queijo emmental

Como armazenar queijo emmental? Pode ficar na temperatura ambiente? Será que pode congelar caso não utilize tudo? Neste post explicamos como guardar queijo emmenthal para evitar que estrague muito rápido.

Maneiras armazenar queijo emmental

O emmental precisa ficar refrigerado o tempo todo, não importa se você comprou pedaço inteiro ou fatias. Se ficar fora da geladeira irá estragar muito rápido.

Se o emmental foi comprado em pedaço fechado, você pode mantê-lo na geladeira por até dois meses.

Se o pedaço de emmental já foi aberto, embale-o bem em papel alumínio ou papel filme e coloque dentro de recipiente com tampa. Após aberto ele dura até um mês na geladeira.

Como armazenar queijo emmental
Maneiras armazenar queijo emmental

O mesmo vale para o emmental comprado fatiado, embale bem e coloque dentro de pote com tampa na geladeira. Ele irá durar até um mês sem ficar ruim.

Pode congelar emmental?

Você pode congelar o emmental para não estragar tão rápido. Mas lembre-se que ele pode ficar quebradiço e perder um pouco do sabor natural. Ficará melhor para ser utilizado em pratos quentes como molhos, sopas e outros.

No caso do pedaço de emmental corte em pedaços menores de 200 g e coloque embalado em saco próprio para congelamento. É importante cortar pedaços menores para evitar de jogar queijo fora.

O emmental vai durar uns seis meses no freezer. Você pode descongelar deixando na geladeira de um dia para o outro, ele irá durar mais uns dois a três dias na geladeira, se não for removido da temperatura correta.

Como saber que estragou?

Sempre verifique o aspecto e o cheiro do queijo, normalmente este queijo vai ficando duro, ressecado e pode escurecer. Notando algo errado, algum cheiro estranho ou manchas estranhas não coma, descarte!

Alguns sites recomendam remover o mofo caso apareça um pouco em volta do queijo, retirando uns 3 cm em volta e por baixo do mofo tamém! Mas tenha cuidado com essa prática, dependendo do mofo ele já pode estar crescendo por dentro do queijo e você vai acabar comendo mofo, o que pode ser perigoso para saúde.

Deixe um comentário