Como armazenar leite de coco

Como armazenar leite de coco comprado pronto engarrafado ou enlatado? Pode ficar na temperatura ambiente? Será que pode ser congelado se não comer tudo após aberto? A seguir explicamos algumas maneiras de guardar leite de coco, para evitar que estrague ou fique rançoso.

Maneiras para armazenar leite de coco

O leite de coco em garrafa ou em lata podem ficar na temperatura ambiente, local fresco, escuro e seco. Fechado ele irá durar até dois anos na temperatura ambiente sem perder suas propriedades. Dependendo do caso pode durar até mais que isso, mas já não estará tão fresco.

Após aberto passe o conteúdo para um recipiente com tampa e guarde na geladeira, caso não utilize tudo. Ele irá durar mais uns cinco dias na geladeira, sem estragar.

Como armazenar leite de coco
Passo a passo para armazenar leite de coco

Pode congelar leite de coco?

Sim, caso você não vá comer tudo após aberto e não pretenda fazer nada nos cinco dias, o ideal é mesmo guardar no freezer. Mas lembre-se que ele ficará melhor para ser utilizado em pratos quentes, bolos e outros pratos assados.

Coloque em recipiente hermético deixando 2 cm de espaço para a tampa, pois quando congelar ele irá expandir. No freezer ele irá durar uns três meses sem ficar ruim. Mas poderá estar bom mesmo após este tempo, desde que seja mantido nas condições corretas.

Para descongelar deixe na geladeira de um dia para o outro. Quando descongelar bata usando liquidificador para misturar bem o leite antes de usar. Senão ele ficará com camadas separadas.

Como saber que estragou?

Sempre verifique o cheiro e o aspecto do leite de coco, se notar algum cheiro estranho, azedo, ou sabor rançoso, ou mofo, descarte pois pode ser perigoso para sua saúde.

Às vezes o leite de coco endurece dentro da lata ou da garrafa, isso é normal devido à temperatura. Basta colocar em o potinho dentro de um recipiente com água morna que ele voltta ao normal depois de alguns minutos.

Caso a lata ou a garrafa estejam vazando ou com ferrugem ou amassado muito grande na lata, não coma pois pode causar doenças.

1 comentário em “Como armazenar leite de coco”

Deixe um comentário