Como armazenar manjerona

Como armazenar manjerona fresca, se estiver em folhas desidratada ou se estiver desidratada moída? Tem que ficar refrigerada? Será que pode ser congelada se não comer tudo? A seguir explicamos algumas maneiras de guardar manjerona para evitar que estrague muito rápido.

Maneiras para armazenar manjerona

A manjerona fresca crua não deve ficar na temperatura ambiente pois estraga muito rápido. Coloque-a dentro de saco plástico com um papel toalha umedecido dentro da geladeira. Ela poderá durar até duas semanas na geladeira, se não for removida da temperatura. Se a temperatura não for eficiente, dura apenas uns quatro dias.

As folhas de manjerona desidratadas podem ser mantidas na temperatura ambiente, local escuro, fresco e seco, longe da luz do sol! Coloque-a dentro de pote com tampa que vede bem o ar, pois o ar causa sua oxidação. Na temperatura ambiente elas poderão durar até três anos sem ficar ruim. Mas tenha cuidado! Se onde você mora for muito úmido, pode dar mofo!

Como armazenar manjerona
Maneiras para armazenar manjerona

No caso da manjerona desidratada e moída, também tem que ser mantida na temperatura ambiente em local fresco, seco e escuro, longe da luz do sol. Coloque-a dentro de pote com tampa que vede bem o ar, pois o ar causa sua oxidação. Ela poderá durar até quatro anos na temperatura ambiente, mas tenha cuidado com mofo.

Pode congelar manjerona?

Você pode congelar a manjerona fresca caso não vá usar tudo dentro dos 14 dias.

Lave-as e remova parte ruins, coloque para secar, se necessário ajude a secar com papel toalha. Depois pique ou corte como preferir. Coloque dentro de saco de congelamento tipo ziploc e leve ao freezer. Ela poderá durar até seis meses sem perder suas propriedades.

Outra maneira de congelar é colocando na forma de cubo de gelo com um pouco de água. Deixe congelar, remova da forma, passe para saco de congelamento e volte ao freezer.

Óleos essenciais de manjerona

Como saber que estragou?

A manjerona fresca normalmente perde a cor e fica molenga. Notando que ela está estranha, não coma, jogue fora.

No caso da manjerona desidratada, não importa se for folhas ou moída, normalmente ela não estraga. O que ocorre é que ela perde o sabor e não vai mais adicionar nada nos pratos que preparar. Para verificar se ainda estão boas, esfregue um pouco na palma da mão, prove ou cheire. Se quase não sentir cheiro ou sabor, descarte. Mas não preve de jeito nenhum se tiver mofo!!!

Deixe um comentário