Como armazenar queijo Gruyère

Como armazenar queijo Gruyère, será que pode ficar na temperatura ambiente? Comprei muita quantidade, posso congelar para evitar que estrague rápido? Neste post explicamos as melhores formas de conservar este tipo de queijo duro suíço.

Maneiras de armazenar queijo Gruyère

Apesar de ser um queijo duro, o Gruyère não deve ficar na temperatura ambiente, pois poderá mofar e às vezes estragar. Ele deve ser mantido na geladeira o tempo todo.

Queijo Gruyère comprado em pedaço fechado pode ser guardado na geladeira na embalagem original. Normalmente dura uns dois meses sem ficar ruim.

Se o pedaço de Gruyère foi aberto ele só irá durar um mês na geladeira. Mas é importante embalar o queijo em papel filme ou alumínio, se tiver papel de cera coloque primeiro e depois o filme plástico por fora.

Como armazenar queijo
Formas de armazenar queijo Gruyère

Gruyére ralado ou fatiado em pacote embalado à vácuo fechado deve ser mantido na geladeira e pode durar até uma semana após a data de validade escrita na embalagem, mas tenha cuidado com mofo!

Se o pacote foi aberto, coloque dentro de recipiente hermético na geladeira, ele poderá durar até uma semana.

Pode congelar queijo Gruyère?

Você pode congelar o Gruyère caso não vá comer tudo, mas ele fica melhor para ser utilizado em pratos quentes, pois perde um pouco do sabor e fica quebradiço.

Para congelar corte pedaços de 200 g, para não ficar muito grande e quando descongelar não ocorrer desperdício. Coloque embalado em recipiente hermético ou sacos de congelamento e leve ao freezer.

O pedaço de Gruyère deve durar de três a seis meses no freezer sem ficar ruim.

Se o queijo estiver fatiado ou ralado, coloque em recipiente hermético no freezer para evitar queimadura de frio. Ele irá durar o mesmo tempo do pedaço, uns seis meses no freezer.

Para descongelar deixe na geladeira de um dia para o outros, ele deve durar mais um três dias se não for removido da temperatura da geladeira.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. Normalmente o Gruyère fica com uma textura ressecada dura, também fica com uma cor mais escura e cheiro muito forte. Notando algo errado nem prove, jogue fora.

Também pode aparecer mofo. Se for no pedaço inteiro, você pode remover o mofo, tirando com a faca uns 3 cm abaixo e em volta do mofo. Não encoste a faca no mofo! Mas se o mofo for no queijo fatiado ou ralado, descarte!! Não tem como saber qual parte está contaminada.

Deixe um comentário