Como armazenar fígado de boi

Como armazenar fígado de boi se estiver cru e se estiver cozido? Precisa ficar sempre refrigerado? Quanto tempo dura? Neste pos falamos um pouco sobre o armazenamento de fígado de boi, para evitar que estrague muito rápido.

Como armazenar fígado de boi

O fígado de boi é como todas as outras carnes, precisa ficar o tempo todo refrigerado senão estraga muito rápido. Nunca deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente por causa das bactérias. Em cidades com temperatura maior que 32°C não deixe mais do que uma hora. Isso vale tanto para a carne crua quanto a cozida.

Guarde o fígado em pote com tampa na geladeira, se veio dentro de embalagem à vácuo não abra, guarde na embalagem original até a hora que for preparar. O fígado cru dura uns dois dias na geladeira, sem ficar ruim.

Como armazenar fígado de boi

O fígado cozido também deve ser mantido na geladeira para não estragar. Guarde dentro de recipiente hermético, ele vai durar uns quatro dias sem ficar ruim.

Pode congelar fígado de boi?

A melhor maneira de conservar o fígado de boi por mais tempo é guardando no freezer.

No caso do fígado cru, embale em saco de congelamento ou recipiente hermético para não entrar em contato com o ar frio do freezer, que pode causar queimaduras. Essas queimaduras estragam a textura e sabor da carne. No freezer ele irá durar uns quatro meses. Para descongelar deixe de um dia para o outro na geladeira, ele irá durar mais uns dois dias, desde que não seja removido da geladeira neste tempo.

O fígado cozido também pode ser conservado no freezer dentro de recipiente hermético. Ele irá durar uns quatro meses sem ficar ruim.

Como saber que o fígado está ruim?

Sempre verifique a aparência e cheiro, notando cheiro de azedo ou podre, alguma cor estranha ou gosmenta, descarte pois pode ser perigoso para sua saúde.

11 comentários em “Como armazenar fígado de boi”

    • Olá Sérgio
      Normalmente as carnes podem ser preservadas com a cura (sal de cura) ou defumando. O problema é que com o fígado de boi não parece ter maneira de fazer esse processo, ou não é agradável por isso nem existe opção na web. As pessoas costumam curar o fígado de porco, talvez seja possível fazer o mesmo processo com o de boi, mas não temos como confirmar.
      Portanto caso não tenha geladeira, o ideal seria colocar em caixa de isopor com gelo, e nunca deixar a temperatura passar de 4°C.

      Responder
  1. Armazenei o fígado cozido no freezer já com outros alimentos (dieta), porém ao retirar o fígado ele consta com uma cor esverdeada, é normal?

    Responder
    • Olá Camila
      O fígado não costuma mudar de cor quando é congelado. Se ele está com cor verde, pode sim ter estragado. Não seria aconselhável comer.

      Responder
  2. Deixei o fígado num pote dentro do baú da moto a tarde inteira e ele ficou esverdeado ñ está com cheihro ruim ,mesmo sem cheiro ruim ñ é aconselhável comer né? ?

    Responder
    • Não Darlene, não é recomendável comer pois o risco é muito grande. Mesmo sem cheiro ruim, as bactérias já devem estar na carne.

      Responder
  3. Preparo para minha neta marmitas congeladas para toda a semana, ela ama fígado e pede pra colocar na marmita,, mas receio que fique duro ou ruim , pode informar a melhor forma de preparar, obrigada,e ainda em tempo Feliz Ano Novo!

    Responder
    • Olá Maria
      Infelizmente o fígado é igual ao ovo e repolho, não fica muito bom para aquecer no micro-ondas. Por isso não é recomendado colocá-los na marmita. Caso queira colocar assim mesmo, o ideal é que seja algum tipo de receita que fique um pouquinho de molho, e não somente o fígado puro. Assim ao aquecer, o molho ajuda a não deixar duro demais. Tente com alguma receita que leve limão e vinagre no tempero (marinado). Feliz Ano Novo para você também. Abs!

      Responder

Deixe um comentário