Como armazenar castanha-do-pará

Como armazenar castanha-do-pará com casca e se estiver sem casca? Pode ficar na temperatura ambiente ou precisa refrigerar para não azedar, ficar rançosa? Neste post explicaremos as melhores formas de guardar a castanha-do-pará, também conhecida como castanha-do-brasil e como castanha-da-amazônia, para evitar que estrague muito rápido.

Como armazenar castanha-do-pará

A castanha-do-pará com casca ou sem casca comprada a granel pode ser mantida na temperatura ambiente por quase um mês sem ficar ruim. É importante que a embalagem original seja colocada dentro de um recipiente hermético para evitar contato com o ar. O local que você guardar precisa ser seco e fresco.

Caso queira aumentar o tempo de durabilidade e evitar que fique rançosa, você pode sim guardar na geladeira dentro de recipiente hermético. A castanha-do-pará com casca vai durar quase um ano na geladeira sem ficar ruim, desde que não ocorra mudança na temperatura.

Como armazenar castanha-do-pará, castanha-do-brasil
Como armazenar castanha-do-pará, castanha-do-brasil

No caso da castanha-do-pará sem casca, você também pode armazenar dentro de recipiente hermético na geladeira, ela irá durar um pouco menos da com casca, uns nove meses sem ficar ruim.

Pode congelar castanha-do-pará?

Sim, você pode congelar tanto a castanha-do-pará comprada com casca quanto a sem casca.

Coloque em recipiente hermético no freezer. A castanha com casca poderá durar até um ano e meio sem ficar ruim. Já a castanha sem casca irá durar um ano no freezer, sem ficar rançosa.

Elas podem ser recongeladas caso você tire do freezer e não prepare tudo, desde que elas tenham ficado na geladeira e não na temperatura ambiente.

Como saber que a castanha-do-pará estragou?

A castanha-do-pará normalmente fica com gosto de azedo, rançoso, devido à alta quantidade de óleo presente nelas. Se notar algum cheiro ou sabor estranho, se aparecer mofo, não coma, pois pode ser perigoso para sua saúde, descarte.

1 comentário em “Como armazenar castanha-do-pará”

Deixe um comentário