Como armazenar trigo sarraceno

Como armazenar trigo sarraceno cru e cozido? Pode ficar por quanto tempo na temperatura ambiente? Será que é melhor guardar na geladeira para diminuir umidade? Neste post explicamos as melhores formas de armazenamento do trigo sarraceno em casa, para evitar que ele estrague muito rápido.

Como armazenar trigo sarraceno

Se o trigo sarraceno estiver cru, você poderá mantê-lo na temperatura ambiente dentro de recipiente hermético, para evitar contato com o ar. Tem que ser local fresco, escuro e seco, como costuma ser a despensa da casa.

Na temperatura ambiente ele pode durar de 6 a 12 meses sem ficar ruim, após esse tempo não quer dizer que estará ruim, mas já começa a perder suas propriedades, a textura e sabor podem mudar.

Caso já tenha cozinhado o trigo sarraceno, é importante não deixá-lo na temperatura ambiente por mais do que duas horas, pois é um alimento perecível, existe risco de propagar bactérias. Se onde você mora for mais do que 32°C não deixe mais do que uma hora na temperatura ambiente.

Como armazenar trigo sarraceno
Como armazenar trigo sarraceno, na geladeira?

O trigo sarraceno cozido deve ser colocado em recipiente hermético na geladeira, ele irá durar até cinco dias sem estragar.

Posso congelar trigo sarraceno?

Você pode congelar o trigo sarraceno cozido no freezer, caso não vá comer dentro de cinco dias.

Coloque dentro de recipiente hermético no freezer, ele irá durar até 30 dias sem ficar ruim. Não é recomendado descongelar na geladeira de um dia para o outro, pois isso pode deixar os grãos pegajosos, parecendo chiclete.

Uma dica para descongelar rápido é colocar no micro-ondas com uma colher ou duas de água em cima. Tampe o pote e leve ao micro-ondas por 1 minuto. Se não tiver micro-ondas você pode descongelar na panela, lembrando de mexer algumas vezes para não grudar e descongelar por igual. Quem preferir pode colocar direto em sopas ou outros pratos prontos.

Como saber que estragou?

Normalmente quando o trigo sarraceno fica ruim ele adquire um gosto amargo, rançoso, parecido com manteiga rançosa. Isso ocorre devido ao óleo do trigo que entra em contato com o ar e degrada. Também pode ficar com cheiro forte ruim. Notando algo errado, ou até mofo, não coma, descarte.

1 comentário em “Como armazenar trigo sarraceno”

Deixe um comentário